Segunda etapa

‘Procon-JP Negocia’ começa a receber documentação dos superendividados e soma mais de 1,8 mil atendimentos

09/08/2021 | 14:00 | 862

Começou nesta segunda-feira (9), a segunda etapa do ‘Procon-JP Negocia’ para aqueles consumidores que se enquadram no perfil do superendividamento e que consiste na entrega da documentação referente aos débitos relatados e que, após análise da consultoria jurídica e de perito em cálculos atuariais da Secretaria, será encaminhado para a terceira etapa do Programa: a negociação em uma mesa de diálogo consumidor/credor/Procon-JP para o acordo final.

A entrega da documentação só será realizada nesta segunda-feira, na quarta (11), e na próxima semana, nos dias 16 e 18, das 8h às 17h.

O primeiro contato do consumidor é feito exclusivamente de forma virtual através do whatsapp (83) 98665-0179 (Procon na sua mão) e, desde o dia 29 de julho último até esta segunda-feira, já soma 1.857 atendimentos gerais. De acordo com o secretário Rougger Guerra, o consumidor superendividado será acompanhado passo a passo durante todo o processo, até o fechamento do acordo.

Ele adianta que, do total de consumidores que procuram o ‘Procon-JP Negocia’, nem todos estão em situação de superendividamento. “Quem não se enquadra como superendividado está sendo encaminhado para atendimento no SAC visando a abertura de reclamação (cerca de 60%) ou outros setores da Secretaria que contemplem suas necessidades. Também registramos uma grande procura pela consulta ao Serasa e de consumidores que não residem em João Pessoa”.

Rougger Guerra explica o que é considerado superendividamento: “O consumidor que está com dívidas e sem condições de quitar o débito sem comprometer o seu próprio sustento ou da sua família é considerado superendividado e são aquelas pessoas que fazem gastos impulsivos ou mesmo imprevidentes, mas que não agiram de má fé. Também se enquadram aqueles que estão com débitos devido a fatores externos como desemprego inesperado, divórcio, doença ou morte na família, necessidade emergencial de empréstimo, redução salarial etc”.

Atendimentos do ‘Procon-JP Negocia’

Watsapp: 83 98665-0179

Data para entrega dos documentos: dias 9, 11, 16 e 18 de agosto de 2021

Horário: das 8h às 17h

Pular para o conteúdo