SAC diferente

Procon-JP lembra Dia da Mulher com teatro de fantoches e palestra abordando violência doméstica

08/03/2019 | 14:00 | 1777

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) comemorou o Dia Internacional da Mulher com apresentação de teatro de fantoches e palestras para consumidores e funcionários, abordando a violência doméstica contra a mulher, em uma parceria com a Secretaria de Segurança Municipal. A programação desta sexta-feira (8) abre as atividades dedicadas ao Mês do Consumidor.

Maristela Viana, secretária-adjunta do Procon-JP, garante que a discussão sobre a violência contra a mulher é necessária em todos os setores da sociedade e que a pessoa que vem ao Procon-JP, antes de ser consumidora, é uma cidadã. “O problema da violência existe e não adianta virar o rosto para o outro lado. E nossa intenção é disseminar essa informação para que ocorra a conscientização de todos. Homens e mulheres devem enfrentar esse problema, que é, antes de tudo, um crime”.

Para a sub-inspetora da Guarda Municipal e integrante do Ronda Maria da Penha e da Ronda Escolar, Lindinalva Pereira, é uma satisfação levar o teatro de fantoches com informações sobre a violência doméstica para os mais variados públicos. “É um trabalho de conscientização e orientação para as mulheres que estão em situação de vulnerabilidade. Infelizmente, é uma realidade ainda bem comum e não devemos fazer de conta que não existe”.

Apoio total – Lindinalva Pereira acrescenta que a apresentação dos bonecos, além de contar a história de uma mulher em situação de violência doméstica, traz informações de como proceder diante da agressão. “As mulheres que se sentirem agredidas ou se souberem de alguém que passe por essa situação, deve denunciar em uma das Delegacias da Mulher na Capital (Pedro II ou Central de Polícia) que, a partir daí, receberá todo o acompanhamento para sua segurança, além do apoio humanitário, pois sabemos que ali está um ser humano bastante fragilizado”.

Fabiana aprovou – A profissional liberal Fabiana Gomes Xavier, 32, viúva, mãe de Wildemax, 7 anos, veio ao Procon-JP nesta sexta-feira abrir uma reclamação. “Fui pega de surpresa com essas atividades e gostei muito. A forma como o teatro falou sobre um tema tão pesado foi muito bom. Infelizmente, a violência contra a mulher dentro de casa existe mesmo. Todo mundo conhece alguma mulher que já foi ou é vítima. A iniciativa do Procon-JP merece nossos aplausos porque a gente vem aqui resolver um problema de consumo, mas deixa outros problemas, às vezes até mais sérios, em casa. Valeu mesmo”.