Feiras e supermercados

Procon-JP encontra diferença R$ 25,99 no preço do quilo do kiwi em pesquisa para hortifrútis na Capital

30/08/2023 | 11:00 | 1120

Pesquisa de preços para hortifrútis realizada em feiras livres e supermercados pelo Procon-JP encontrou diferença de R$ 25,99 no quilo do kiwi, com o produto oscilando entre R$ 18,00 (Paixão Hortifruti – Mercado de Tambaú) e R$ 43,99 (supermercado Latorre – Torre), variação de 144,39. O levantamento foi realizado em 22 locais no dia 29 de agosto e traz preços de 76 produtos como folhagens, hortaliças, frutas, verduras, legumes, tubérculos entre outros. Clique aqui e confira a pesquisa completa.

A maior variação de toda pesquisa, 299,50%, no entanto, ficou com o quilo do pepino, que está sendo comercializado com preços entre R$ 2,00 (Val e Rany – Mercado do Bairro dos Estados) e R$ 7,99 (Supermercado Menor Preço – Bairro dos Estados), diferença de R$ 5,99.

Outras diferenças significativas encontradas pelo Procon-JP foram no quilo do alho-poró, R$ 19,00, com preços entre R$ 20,99 (Quitanda Forte Frutos – Bessa) e R$ 39,99 (Manaíra – Manaíra), variação de 90,52%; e no quilo da ameixa fresca, R$ 16,00, com preços entre R$ 13,99 (DoDia – Bessa) e R$ 29,99 (Menor Preço – Bairro dos Estados), variação de 114,34%.

Mais variações – A pesquisa do Procon-JP registrou duas outras variações bem aparentes: no molho da cebolinha, 299%, com preços entre R$ 1,00 (Box do Tita – Mercado do Bairro dos Estados e O Verdurão – Mercado Central) e R$ 3,99 (Latorre –Torre), diferença de R$ 2,99; e no quilo da couve-flor, 274,88%, com preços entre R$ 8,00 (Só Verduras – Mercado da Torre) e R$ 29,99 (DoDia – Bessa), diferença de R$ 21,99.

Os locais – A pesquisa foi realizada nos seguintes supermercados: Manaíra (Manaíra); Menor Preço (Bairro dos Estados); DoDia (Bessa); Assaí Atacadista (Epitácio Pessoa); Latorre (Torre); Carrefour (Bancários); e O Cestão (Geisel).

Mercados públicos – Central (O Verdurão, Zezé da Verdura e Manoel das Frutas); Torre (Só Verduras, Adriano das Frutas e Verduras e Pomar Sertanejo); Mangabeira (Marcos Hortifruti, Galego das Frutas e Pomar da Economia); Tambaú (Paixão Hortifruti e Hortifrut da Loura); Bairro dos Estados (Val e Rany e Box do Tita); e Bessa(Quitanda Forte Frutos).

Para conferir a pesquisa completa acesse os sites da Prefeitura de João Pessoa – www.joaopessoa.pb.gov.br e do Procon-JP – www.proconjp.pb.gov.br