Pesquisa de hortifruti

Procon-JP encontra diferença de quase R$ 18 no preço das frutas em supermercados e feiras livres

07/07/2022 | 11:30 | 730

Pesquisa de preços de frutas e verduras em supermercados e mercados públicos da Capital realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) encontrou uma diferença de R$ 17,99 no quilo da ameixa, que oscila entre R$ 15 (Galego das Frutas – Mangabeira) e R$ 32,99 (Supermercado DoDia – Bessa), variação de 119,93%. A pesquisa está disponível no link .

A maior variação, porém, ficou com o quilo do chuchu, 300%, com preços entre R$ 1,50 (O Mundo das Frutas – Mercado Central) e R$ 6 (Galego das Frutas – Mangabeira), diferença de R$ 4,50. O Procon-JP visitou 17 locais no dia 6 de junho, com o levantamento trazendo preços de 67 produtos entre folhagens, hortaliças, frutas, verduras e tubérculos, entre outros.

A pesquisa do Procon-JP registra, ainda, que as outras maiores diferenças foram encontradas no quilo da vagem, R$ 15,49, com preços entre R$ 10 (Galego das Frutas – Mercado de Mangabeira) e R$ 25,49 (Supermercado Santiago – Torre), variação de 154,90%; no quilo do maxixe, R$ 14,99, com preços entre R$ 5 (Lindomar da Batata – Mercado Central) e R$ 19,99 (DoDia – Bessa), variação de 289,80%.

Outras diferenças significativas foram sentidas no quilo do alho, R$ 13,99, com preços entre R$ 20 (Supermercado Carrefour – Aeroclube) e R$ 33,99 (Latorre – Torre), variação de 65,95%; e no quilo do brócolis Ninja, oscilando entre R$ 11,89 (Santiago – Torre) e R$ 25 (Zé das Frutas e Verduras –Mercado da Torre), variação de 110,26%.

Os supermercados – A pesquisa levantou preços nos seguintes supermercados: Carrefour (Aeroclube); Santiago e Latorre (Torre); e Manaíra, VerdFrut e DoDia (Bessa).

Mercados públicos – O Procon-JP visitou boxes nos seguintes mercados públicos: Central (Janúbio Frutas e Verduras, O Mundo das Verduras e Lindomar da Batata); Mangabeira (Galego das Frutas e Boneco de Olinda Frutas); Bairro dos Estados (Val e Rani Frutas e Verduras, Tita das Verduras e Marinalva Tomaz); e Torre (Zuca da Macaxeira, Zé das Frutas Verduras e Pomar Sertanejo).

Para conferir a pesquisa completa acesse os sites da prefeitura de João Pessoa – www.joaopessoa.pb.gov.br e www.proconjp.pb.gov.br