Defesa do consumidor

Procon-JP aborda conflitos e harmonização na relação consumerista em encontro de fornecedores

23/10/2018 | 14:26 | 1299

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) participou da abertura da XIV Convenção Paraibana de Supermercados, na última segunda-feira (22), no Centro de Convenções, e o secretário Helton Renê abordou temas como conflitos e harmonização na relação consumerista. O evento, que ocorre até a quarta-feira (24), é realizado pela Associação de Supermercados da Paraíba e a Associação Paraibana de Atacadistas.

Para Helton Renê, esses momentos com os fornecedores de bens e serviços servem para esclarecer o papel do Procon-JP nessa relação, e mostrar que o consumidor não deve ser considerado um adversário porque, na verdade, ele é o principal parceiro, já que alimenta a cadeia econômica. “O consumidor é um dos patrimônios das empresas e, quando isso for compreendido, muitos dos problemas existentes na relação serão extintos”.

Ele complementa: “Sempre que sou convidado para esses eventos, principalmente com representantes de redes comerciais de grande porte, lembro da importância dos Procons como harmonizadores nessa relação ainda muito conflituosa. Um dos papéis dos órgãos de defesa do consumidor é prevenir o problema antes que ele se instale, e isso nós fazemos diariamente através de campanhas informativas, educativas e da tentativa de conciliação”.

 Função didática – Helton Renê acredita que a participação dos Procons nesses encontros desempenha uma função didática. “Deixamos claro que o lado frágil dessa relação é o consumidor e é ele que devemos proteger, mas, evidenciamos também que os Procons existem como facilitadores dos conflitos, trabalhando em cima do que é certo e justo”.

Atendimentos do Procon-JP

Sede – segunda a sexta-feira: 8h às 14h na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá

MP-Procon – segunda a sexta-feira: 8h às 17h na sede situada no Parque Solon de Lucena, Lagoa, nº 300, Centro

Uninassau: segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Uninassau, na av. Amazonas, 173, Bairro dos Estados

Telefones: 3214-3040, 3214-3042, 3214-3046, 2107-5925 (Uninassau) e 0800 083 2015

Pular para o conteúdo