Educação consumerista

‘Procon-JP 3º Grau’ realiza palestra para mestrandos em marketing do curso de Administração da UFPB

10/10/2019 | 12:25 | 1539

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor lança mais um projeto educativo/preventivo através de palestras sobre a legislação consumerista nos moldes do ‘Procon-JP Faz Escola’, só que dirigido aos estudantes universitários e de pós-graduação. Desta vez os contemplados foram os alunos do mestrado em marketing do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O secretário Helton Renê explica que falar sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para uma turma de mestrandos em marketing traz à tona a responsabilidade do cidadão enquanto estudante, inclusive em sua produção científica como prenúncio da vida profissional. “O CDC prevê isso em seu artigo 4º quando reconhece em seu inciso VIII o ‘estudo constante da relação das modificações do mercado de consumo’. É interessante debater essas questões com estudantes do nível de pós-graduação”.

Ele acrescentou ainda que as palestras são voltadas para estudantes de graduação e pós. “Desde setembro que estamos ampliando nosso leque de palestras não apenas para estudantes de graduação, mas também de pós. Foi muito profícuo falar com os estudantes do curso de Direito da Iesp, assim como para os estudante do curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Pós-Graduação (Fabex). Como as solicitações estão aumentando para esse público, sentimos a necessidade de planejar um trabalho de forma mais específica e profunda, considerando o nível de conhecimento”, disse Helton Renê.

Alerta – O titular do Procon-JP salienta que é muito importante falar para os alunos do curso de Administração que estão fazendo mestrado em marketing porque a produção deles enquanto profissionais tem reflexos na relação de consumo. “Não devemos esquecer que o consumidor é  vulnerável diante das ‘seduções’ de um bom apelo publicitário”. Helton Renê acrescenta que o projeto Procon-JP Faz Escola continua ativo e com calendário aberto.

Solicitação – As instituições de ensino que desejarem palestras sobre as leis que regem a relação consumerista sob à luz do legislação, em quaisquer dos projetos, devem enviar oficio à sede da Secretaria na avenida Pedro I, 473, Tambiá. “As agendas dos projetos para solicitação das palestras estão abertas até dezembro”.