Cultura
Primeira exposição do ano no Celeiro Espaço Criativo tem como tema a Arte Naif
20/02/2022 | 14:00 | 1255
O Celeiro Espaço Criativo fará a abertura da exposição de Arte Naif intitulada “Pandemia, Carnaval e Utopia”, no dia 24 de fevereiro, às 18h30, na sala de Exposições Contemporâneas, na sede do Celeiro, no Bairro Altiplano. O público poderá conferir a mostra até o início de abril.
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2022/02/3f4d4270-bc42-4efe-9c2e-2092c27fbc2c.jpg?resize=427%2C285&ssl=1)
A primeira mostra de 2022 conta com a produção de três talentosas artistas paraibanas – Analice Uchôa, Letícia Lucena e Patrícia Lucena. “Vivemos momentos desafiadores onde a beleza e a leveza parecem oprimidas pelas incertezas do dia a dia. Mas mesmo diante desta situação sombria essas artistas aceitaram o desafio de fazer esta exposição, trazendo para a arte Naif temas antagônicos como o carnaval e pandemia”, disse Ilson Moraes, curador do Celeiro.
Na avaliação dele, causa estranheza à abordagem de uma temática densa para os artistas da arte Naif. “Porém, nessa exposição às artistas fizeram com que as cores vibrantes e linhas singelas passassem uma mensagem séria e forte, mas sem perder a encantadora leveza desse estilo de arte”.
Nos quadros os personagens são retratados com cores vivas em cenas carnavalescas com máscaras cobrindo o nariz, a boca e o queixo, ao invés, da tradicional máscara carnavalesca que cobre a área ao redor dos olhos.
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2022/02/cff017a4-3f8b-4b6d-9b90-3d8c0f4a1fbd.jpg?resize=896%2C693&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2022/02/fba303b1-2714-4093-9f4c-5822fd26f4ec-1.jpg?resize=1024%2C848&ssl=1)
Sobre as artistas
Analice Uchôa – paraibana, natural de Campina Grande. Começou a pintar em 1998, a partir de um sonho, no qual expunha em Paris, na França. Já ilustrou livros infanto-juvenis e realizou dezenas de exposições no Brasil e em Portugal.
Patrícia Lucena – natural de Campina Grande. Aos oito anos de idade mudou-se para João Pessoa. Autodidata. Iniciou sua trajetória como artista em 2007. Retrata em seus trabalhos a vida cotidiana, abordando a natureza, a sociedade e a religiosidade.
Letícia Lucena – nascida em João Pessoa. Autodidata. Herdou do pai, o pintor Naif José Lucena, o gosto pela pintura. Tem na pintura o seu refúgio espiritual, um meio de resgatar a cultura paraibana e viver melhor em meio aos conflitos sociais.
-
Texto: Ângela Costa
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Divulgação -
Secretarias
sedec -
Tags
celeiro espaço criativo cultura exposição