Compartilhando saberes

Primeira edição do projeto Cuidar ICV reúne mães para dialogar sobre amamentação e saúde do bebê

22/03/2022 | 08:00 | 757

Acolher as dúvidas e compartilhar saberes. Foi com esse objetivo que foi dado início a primeira edição do projeto ‘Cuidar ICV’, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), na Casa Mãe Bebê, anexo do Instituto Cândida Vargas (ICV). O projeto já tem data marcada para o próximo encontro, que ocorre no dia 4 de abril, com o tema ‘Aspectos Psicológicos do Puerpério’, com a ministrante Rosa Mystica.

A paciente Maria Suênia participou da roda de apoio, que teve o tema ‘Amamentação’, e aprendeu a importância do aleitamento do ponto de vista biológico, para o bebê e para a mãe. “Eu achei bem importante e satisfatório, pois teve um momento que estava bem próximo da minha bebê, conversando com ela no momento da ordenha. Achei emocionante. Todos estão de parabéns pela roda, por todo ensinamento passado. É de grande valia para mãe e o bebê, estou emocionada”, relatou.

Bruna Nascimento, assessora técnica do ICV, destacou a importância da ordenha do leite e da proximidade entre mãe e filho, nesse momento especial. “É importante citar que a coordenadora da UTI Neonatal, Juliana Soares, tem se empenhado na tarefa de seguir as orientações do Qualineo para qualificar a oferta nutricional aos bebês, de acordo com as boas práticas, seguindo as orientações das evidências científicas”, disse.

A Roda “Cuidar ICV” se propõe a ser um espaço de apoio e informação para pessoas no pós-parto, conduzidas pela equipe multiprofissional com inserção da doula, abordando os mais diversos temas, a partir da pedagogia freireana, pautadas nas dimensões da educação popular, prezando pela reflexão crítica, pela amorosidade, pelo ensino aprendizagem a partir da criatividade e pela horizontalidade do saber.

Os encontros irão acontecer nas primeiras e terceiras segundas do mês, na Casa Mãe Bebê, das 14h às 16h. Serão abordados diversos temas referentes ao pós-parto, sendo sempre constante o apoio à amamentação. O projeto conta com a presença de especialistas convidados que contribuirão com as discussões. A participação da roda ocorrerá mediante inscrição prévia que deverá ser realizada pelo contato: 83 98831-2201 para as pacientes no puerpério.

Casa Mãe Bebê – “É um espaço de fundamental importância no âmbito do acolhimento pós-parto. A casa tem como objetivo acolher as puérperas que se encontram em alta hospitalar, todavia, os bebês ainda se encontram internados na Unidade de Terapia Intensiva ou Semi Intensiva”, contou a diretora multiprofissional, Alyne Soares.

Pular para o conteúdo