‘Rei do Ritmo’

Prêmio Escola Nota 10 da PMJP irá homenagear o centenário de Jackson do Pandeiro

02/04/2019 | 16:54 | 5185

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) apresentou, na manhã desta terça-feira (02), os detalhes do projeto interdisciplinar do Prêmio Escola Nota 2019. Este ano, o tema será ‘Jackson do Pandeiro – música e poesia da terra’. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e contou com a presença dos diretores das unidades de ensino da rede municipal.

Este ano é celebrado o centenário do ‘Rei do Ritmo’, como era conhecido o paraibano de Alagoa Grande, Jackson do Pandeiro. Para falar sobre o tema, o convidado foi o pesquisador da cultura popular, cantor e compositor, Bira Delgado.

“Essa é uma homenagem muito importante uma vez que Jackson está sendo homenageado, este ano, por dezenas de países da Europa. Muito importante também a Prefeitura de João Pessoa abrir esses espaços nas escolas onde é um berço de um entendimento de educação. Os alunos vão poder conhecer as músicas, o ritmo do coco, forró, baião, samba e maxixe que era apresentado por esse paraibano”, afirmou o pesquisador.

Os diretores das unidades de ensino terão que elaborar um projeto interdisciplinar, incorporando-o ao Projeto Político Pedagógico (PPP), contemplando os segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial.

Durante o lançamento do projeto, os diretores também receberam orientações da Diretoria de Gestão Curricular (DGC) que as ações desenvolvidas com os alunos nas escolas deverão ser em alusão ao homenageado, buscando inspiração no rico repertório para nortear os processos pedagógicos.