Nesta sexta

Prefeitura vistoria lagoa em comunidade e discute com moradores solução para limpeza do local

11/02/2022 | 11:30 | 1099

A Defesa Civil e as secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), realizaram uma visita técnica nesta sexta-feira (11), em uma lagoa localizada entre os bairros de Cruz das Armas e Funcionários I. A força-tarefa da Prefeitura de João Pessoa busca junto aos moradores encontrar uma solução viável para a limpeza da cratera sem agredir a vegetação local.

De acordo com a Defesa Civil, trata-se de uma cratera que recebe parte da água do bairro de Cruz das Armas e das ruas, que são jogadas para o Rio Jaguaribe, mas que tem vazão suficiente e não tem provocado alagamentos.  “O problema é que o local é cercado de árvores e isso impede o acesso de máquinas para fazer uma limpeza profunda. Para chegar lá, teria que derrubar árvores e correr o risco da terra solta cair na tubulação das galerias, causando um problema muito maior”, relata o coordenador do órgão, Kelson Chaves.

Conforme explicou, o problema maior é que o local virou depósito de lixo doméstico, daí a importância das equipes da Participação Popular para discutir o descarte correto dos resíduos sólidos. De acordo com Kelson Chaves, disse que a partir dessa força tarefa, a Prefeitura está abrindo um diálogo direto e permanente com a comunidade.

“Estamos fazendo um apanhado da situação com parecer de todos os envolvidos, desde o Poder Público à participação popular.  Agora,vamos nos debruçar sobre o problema e estudar a melhor solução.  Depois dessa visita, vamos elaborar uma nota técnica com as possibilidades viáveis”, finalizou Kelson Chaves.