Valorização do artesanato

Prefeitura viabiliza retomada das atividades das Sereias da Penha e grupo realiza desfile nesta quinta-feira

08/11/2021 | 13:30 | 822

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) finaliza os últimos preparativos para o desfile da nova coleção das Sereias da Penha. O evento acontece na próxima quinta-feira (11), às 15h, no Restaurante Muxima, onde está localizado o novo ateliê das artesãs. A pasta está dando um suporte à retomada de atividades das Sereias, nesse cenário de reestruturação econômica, em virtude da pandemia. O grupo de mulheres, que já levou o nome de João Pessoa para o maior evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week, foi extremamente impactado no início da pandemia, perdeu sua sede e foi prejudicado com a falta de demanda e procura pelos produtos.

O desfile desta quinta-feira marca um novo momento na vida profissional dessas mulheres e a Prefeitura de João Pessoa está dando o apoio necessário nesse novo momento. As Sereias transformam escamas e couro de peixes nativos da região em roupas, artigos para decoração, arranjos, colares, pulseiras, brincos e outros acessórios. E foi essa arte de transformar material que seria descartado em verdadeiras obras primas que fez com que o trabalho delas fosse reconhecido nacionalmente.

A Sedurb vem dando suporte à categoria, proporcionando novos espaços de comercialização, como a Feira Móvel do Produtor, elaborando capacitações e viabilizando uma linha de microcrédito para aquisição de material e conclusão da reforma da galeria, em parceria com o Governo do Estado, por meio do programa Empreender PB.

“Agora funcionamos em uma nova sede, na galeria do Restaurante Muxima, onde estamos finalizando o nosso ateliê, graças ao apoio de Aline, que é proprietária do espaço e sempre foi uma grande fã do nosso trabalho e da nossa arte. Ela aprendeu a fazer as peças e agora também faz parte da nossa Associação. Estamos nos recuperando e seguindo em frente e o desfile marca esse novo momento”, explicou Joseana Izidro, presidente da Associação Sereias da Penha.

Em virtude da pandemia, o desfile será restrito à imprensa e pessoas ligadas a entidades do setor de turismo do Estado. “Gostaríamos de fazer algo aberto ao público, mas o momento ainda exige o cumprimento de protocolos. Então contamos com o apoio dos setores de turismo e imprensa para divulgar esse novo momento que as artesãs vivem e impulsionar ainda mais a arte delas, que é um patrimônio da nossa cidade. Tem sido um compromisso da Sedurb, desde o início do ano, dar suporte e incentivo aos microempreendedores da nossa Capital”, ressaltou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

Sobre o desfile – O desfile acontece dia 11, às 15h, no Restaurante Muxima, na Praia da Penha. As peças serão apresentadas por mulheres da própria comunidade, com o tema “Beleza sem Padrão”. É uma realização da Prefeitura, por meio da Sedurb, em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Turismo (Setur), Funjope e Comunicação (Secom).

“O verão está chegando e a data foi pensada estrategicamente. As meninas vão apresentar uma coleção atual, com cores vibrantes e tendências da estação. Contaram com a consultoria de Faby Falcão, coordenadora do Centro de Criatividade e Moda da Sedest e as peças estão incríveis, de encher os olhos! Sem contar que as artesãs são um produto nosso, da nossa cidade e de um valor econômico e cultural muito grande”, destacou Jaciara Medeiros, assessora técnica da Sedurb e organizadora do evento.

Serviço – Desfile de inauguração do ateliê das Sereias da Penha

Data – 11/11/2021

Hora – 15h

Local – Restaurante Muxima (Praia da Penha)