Transparência e agilidade

Prefeitura utiliza Plataforma Integrada de Acesso à Informação e Ouvidoria para registrar demandas do cidadão

03/02/2022 | 14:00 | 2445

Fazer uma solicitação ou registrar uma manifestação não precisa ser um desafio na Prefeitura Municipal de João Pessoa. Na Capital, o cidadão pode registrar sua demanda no Fala.Br, a Plataforma Integrada de Acesso à Informação e Ouvidoria, que consiste em um espaço digital integrado de SIC e Ouvidoria, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Este ano, a Prefeitura ainda implantou o programa ‘Prefeitura Conectada’, viabilizado, entre outros, pelo Software 1Doc, potencializando a agilidade no tratamento das manifestações para o cidadão.

Para ter acesso, basta digitar: https://falabr.cgu.gov.br/publico/PB/Jo%C3%A3oPessoa/Manifestacao/RegistrarManifestacao. O serviço funciona 24h, com a garantia de autenticidade, confidencialidade e integridade de dados e documentos. O Fala.Br é uma plataforma desenvolvida pela CGU e foi cedida sem ônus aos cofres públicos municipais. O sistema permite a qualquer cidadão encaminhar – de forma ágil e com interface amigável – pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria, tudo em um único ambiente e em conformidade com a legislação.

A Prefeitura de João Pessoa fez adesão à plataforma em 2018. Desde então, a Ouvidoria já recebeu mais de 8 mil manifestações somente na plataforma, sendo 82% das manifestações resolvidas dentro do prazo. Os dados podem ser acessados no Portal da Transparência Pública, no Painel Resolveu, da Ouvidoria Geral, no endereço eletrônico: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/dashboards/ouvidoria.

De acordo com o diretor de controle de qualidade da Ouvidoria, Rodrigo Serrano, a prontidão em atender o cidadão e a qualidade da resposta regem o trabalho. “Enquanto ouvidor, nos colocamos no lugar do cidadão que está tendo problemas em resolver alguma pendência junto ao serviço público da administração municipal. Antes de sermos ouvidores, também somos cidadãos, e fomentar o controle social é um dever e direito de todos”, destacou.

Para o ouvidor geral e secretário executivo da Transparência Pública do Município (Setramp), Rafael Costa, a adesão ao Fala.Br representou a preocupação da gestão com a necessidade do cidadão. “Utilizar o Fala.Br como plataforma de recebimento de manifestação de ouvidoria e sistema de informação ao cidadão garante às pessoas a aplicação efetiva dos seus direitos como usuárias do serviço público. Agora com o Prefeitura Conectada, o tratamento das manifestações ficou potencializado pela agilidade da tramitação entre setores. Procuramos procurar continuamente de forma a prestar o melhor serviço, incluindo a aferição do nível de satisfação do cidadão como norte para as melhorias”, afirmou.

Prefeitura Conectada – Com esse investimento em tecnologia, todos os novos processos da Prefeitura de João Pessoa não tramitam mais através de papel, promovendo uma nova experiência de relacionamento entre a população e a administração pública. O novo sistema substitui trabalhos manuais, demorados e repetitivos, por fluxos digitais, eficientes e automatizados.

Aliada a essa tecnologia, a Prefeitura pretende reduzir o tempo de aprovação de processos em até 90%. Isso porque a plataforma acaba com a necessidade de o cidadão ir e vir para solicitar, anexar, assinar ou retirar documentos. Tudo pode ser feito através do sistema e com certificação digital.

Como acessar – Para ter acesso ao Prefeitura Conectada, o cidadão deve fazer o cadastro e acessar o sistema no endereço eletrônico: https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=o/wp&s=joaopessoa ou no site da Prefeitura: joaopessoa.pb.gov.br.

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