Informações e cuidados

Prefeitura reforça importância do pré-natal e prepara as mulheres para uma maternidade saudável

05/11/2022 | 16:00 | 925

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece em toda sua rede o acompanhamento completo no pré-natal das mulheres gestantes. A realização do pré-natal é de fundamental importância na prevenção e/ou detecção precoce de patologias, tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Somente no mês de setembro deste ano, 2.777 gestantes estavam sob os cuidados da gestão municipal, relacionados ao pré-natal.

“Fazer um pré-natal adequado é a primeira expressão de amor da mãe para o seu filho. É transformar a gestação em um momento sublime e seguro, pois o pré-natal pode antevê possíveis problemas que são solucionáveis antes do parto. Eu aconselho e peço a toda e qualquer gestante da nossa cidade que se preocupe com o seu bebê, procure uma USF e faça o seu pré-natal, pois isso vai dar a segurança no momento mais importante da sua vida, que é o momento em que o seu filho vai nascer”, destacou o secretário de Saúde da Capital, Luis Ferreira.

De acordo com Angélica Sousa, enfermeira da rede pública municipal de Saúde, para um bom pré-natal, a gestante tem de procurar o serviço de saúde o mais breve possível, ou seja, assim que descobrir a gestação ou até mesmo no planejamento de uma gestação.

“Desde a concepção até o parto, é necessário todo o acompanhamento. São nas consultas de pré-natal que conseguimos acompanhar a evolução da gestação dentro do atendimento de baixo risco, assim como detectar uma gestação de alto risco. É necessário que a cada trimestre façamos o acompanhamento com solicitação de exames e avaliações clínicas. Além de realizarmos a orientação, promoção e prevenção à saúde da mãe e do bebê”, pontuou a enfermeira.

Segundo Adriana Cardoso de Souza, moradora do Rangel, o seu pré-natal na rede pública municipal teve uma boa assistência e acompanhamento da equipe. “Fui muito bem assistida pela equipe e em especial a enfermagem, que foi quem me acompanhou em todo período. O que mais gostei foi do carinho, atenção e muita responsabilidade de todos os profissionais”, observou.

Objetivos do pré-natal – Os benefícios de um pré-natal vão desde um menor risco de vida para mãe e para feto, até a detecção precoce de doenças pré-existentes, ou durante a gestação, que permitirá o desenvolvimento fetal mais saudável e com menor risco para mãe. No pré-natal, diferentes vivências são trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde. Essa possibilidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos é considerada a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação.

Os principais objetivos do pré-natal estão voltados para a preparação da mulher para a maternidade, trazendo informações educativas sobre o parto e o cuidado da criança (puericultura). Além disso, o pré-natal fornece orientações essenciais sobre hábitos de vida e higiene, assim como orienta a gestante sobre a manutenção do estado nutricional apropriado na gestação.