Promoção à saúde

Prefeitura reforça chamamento para prevenção da Covid-19 e alerta a população que ainda não se vacinou

04/01/2023 | 17:00 | 539

A Prefeitura de João Pessoa alerta e reforça o chamamento para quem ainda não tomou as doses dos imunizantes ou precisa completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Nesta quinta-feira (5), com intuito de garantir a promoção à saúde na Capital, diversas salas de vacina seguem ofertando os imunizantes.

“Nesta semana, a vacinação foi ampliada para crianças a partir de seis meses a menores de um ano – 11 meses e 29 dias, com e sem comorbidades e sem a necessidade de agendamento. Os pais e responsáveis podem levar seus filhos, aptos a tomar as doses e aproveitar e atualizar o cartão vacinal também”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura. 

“A vacina ainda não está disponível para crianças acima de um ano sem comorbidades, sobretudo, logo iremos ampliar a faixa etária, à medida que recebermos mais doses do Ministério da Saúde”, completou o coordenador. 

Para este novo grupo, a referência de vacinação é o posto fixo instalado no Mangabeira Shopping, que funciona no período das 13h às 22h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 16h. As demais salas de vacina, distribuídas em toda cidade de João Pessoa, seguem, ofertando normalmente todos os imunizantes de campanha e de rotina, garantindo a assistência preventiva. 

“Para tomar a vacina, o indivíduo não pode estar apresentando sintomas gripas ou sinais de febre. No caso de dúvidas, é importante buscar orientações com os profissionais de saúde dos serviços ou com o médico que acompanha a criança”, explicou Fernando Virgolino.  

Vacina segura – Em relação à vacinação de crianças no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no dia 16 de setembro de 2022, a ampliação do uso da vacina Pfizer para imunização contra Covid-19 em crianças entre 6 meses e 2 anos de idade. Para esta avaliação, a Agência contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas, que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório.

Para este novo grupo, o esquema primário é composto com três doses, em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose para esta faixa etária.

Documentação para crianças – No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial com foto, número do cartão do SUS ou CPF, no caso de crianças, é necessária a apresentação da certidão de nascimento da criança e cartão SUS. Casos de crianças com comorbidades, além dos documentos deve entregar a cópia do laudo ou declaração que aponte a comorbidade elencada pelo PNI, que conste o número do CID.

Disque vacina – No caso de dúvida ou para mais informações os usuários também podem ligar para o ‘Disque Vacina’, pelos números 98600-4815 e 98699-2917, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Ainda, estes números seguirão fazendo agendamentos para vacinação domiciliar de crianças e adultos acamados, restritos aos leitos.

Locais para vacinação em João Pessoa nesta quinta-feira (5):

Crianças a partir dos seis meses a menores de 1 anos (sem agendamento)

1ª dose: Pfizer

– Mangabeira Shopping (pedestres) – 13h às 22h

Crianças a partir dos 3 e 4 anos (sem agendamento)

1ª dose: Coronavac

2ª dose: Coronavac (28 dias)

– USF Integrada Cruz das Armas I – 7h às 11h e 12h às 15h

– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h

– Centro Municipal de Imunização (Torre) – 8h às 16h

– Mangabeira Shopping (pedestres) – 13h às 22h

Crianças a partir dos 5 a 11 anos (sem agendamento)

1ª dose: Pfizer

2ª dose: Pfizer (60 dias)

– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h

– Centro Municipal de Imunização (Torre) – 8h às 16h

– Mangabeira Shopping (pedestres) – 13h às 22h

A partir de 12 anos (sem agendamento)

1ª dose: 12+

2ª dose: Janssen, Astrazeneca (90 dias) e Pfizer (60 dias)

3ª dose: 12+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)

4ª dose: 30+ (após 120 dias da 3ª dose); trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)

– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h 

– Mangabeira Shopping (drive e pedestres) – 13h às 22h

Vacinação Domiciliar

– Exclusivamente para crianças com comorbidades e restritas ao leito – acamados

Agendamento pelos números: (83) 98600-4815 e 3212-3371

Horário: 8h às 16h

*Exceção das USFs: Ilha do Bispo, Alto do Céu II, Mandacaru VIII, Jardim Planalto, Rosa de Fátima, Cruz das Armas IV, Jardim Saúde e Vieira Diniz.

Pular para o conteúdo