Cidades geminadas

Prefeitura recepciona comitiva da cidade de Ushuaia que está na Capital

18/10/2018 | 11:55 | 1854

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promoveu uma recepção à comitiva da cidade de Ushuaia, na Argentina, na manhã desta quinta-feira (18), no Celeiro Espaço Criativo, no Altiplano. As duas cidades participam do Festival de Turismo a partir da sexta-feira (19), no Centro de Convenções. João Pessoa e Ushuaia são parceiras em projetos de cooperação de turismo desde o início do ano, quando firmaram um Acordo de Geminação.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, destacou a importância do suporte à comitiva de Ushuaia. “Temos dado todo o apoio aos representantes da cidade Argentina. Temos feito investimentos em parcerias internacionais para aumentar o turismo. Os que chegarem aqui encontrarão um momento muito especial da cidade com os investimentos em revitalização e infraestrutura, o que demonstra nosso compromisso com a qualidade de vida do cidadão pessoense e do turista”, disse.

O secretário de Turismo de Ushuaia, José Luiz Recchia, ressaltou o apoio da PMJP à comitiva. “Primeiro temos que agradecer todo o apoio que a Prefeitura tem nos dado. Viemos para divulgar nosso potencial turístico. Temos uma parceria de cooperação muito interessante com a cidade de João Pessoa e esperamos incrementar esse intercambio cada vez mais”, disse.

O evento – Além do café da manhã, a comitiva da cidade de Ushuaia assistiu apresentações culturais do grupo de xaxado ‘Eita’, composto por integrantes da cidade de João Pessoa. Durante o evento também houve troca de presentes entre os representantes das cidades como forma de divulgação do potencial turístico.

Após o café da manhã de recepção, a PMJP ofereceu um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade, que terminou com o pôr do sol no Jacaré.

Cidades geminadas – Chamado de “Quando os Extremos se Encontram”, o projeto de geminação das duas cidades visa estabelecer uma colaboração mútua de divulgação e intercambio cultural. A geminação promove um importante processo de troca de cultura e experiências para as duas cidades, que ganham com o intercambio de conhecimento sobre a história dos locais.

A geminação de cidades tem como objetivo criar relações e mecanismos para que essas localidades estabeleçam laços de cooperação. Estes acordos geram intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino, bem como políticas empresariais.