Eu Posso Criar

Prefeitura realiza workshop gratuito sobre teoria das cores e noções de fotografia para artesãos

04/09/2024 | 15:00 | 47

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), realizou nesta terça-feira (3), de forma gratuita, mais um workshop dentro do Programa de Capacitação para Artesãos. Desta vez, os participantes puderam aprender sobre teoria das cores e noções básicas de fotografia. Ao todo, mais de 600 artesãos foram capacitados este ano nos mais diversos cursos oferecidos pela Sedest.

A diretora do ‘Eu Posso Criar’ da Sedest, Marianne Góes, que também é responsável pelo Programa de Capacitação para Artesãos, explica que os temas dos cursos e workshops são de relevância para o dia a dia do artesão, que realmente fazem a diferença na gestão desses pequenos negócios.

“A gente tem a preocupação sempre de definir os temas a cada ano, mediante pesquisa realizada no mês de janeiro no Salão do Artesanato Paraibano. A ideia é que seja um planejamento assertivo, com os temas que foram demandados pelos próprios artesãos. ”, explica Marianne Góes.

O workshop sobre teoria das cores foi ministrado pela professora Maria Helena Costa. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender os fundamentos teóricos e práticos das cores, com exemplos de aplicações nos mais diversos segmentos e tipologias. A ideia é que o artesão aprendesse a aplicar as cores na prática e de forma harmônica, para obter os melhores efeitos em seus projetos e trabalhos artísticos.

“Unimos os cursos de cores e fotografia e foi um sucesso. As vagas esgotaram no primeiro dia. O uso correto das cores e o auxílio da fotografia para divulgação dos produtos fazem toda a diferença na atuação dos artesãos. Nossos alunos estão cada vez mais capacitados e estimulados a desenvolver o artesanato paraibano de qualidade”, destaca a professora Maria Helena Costa.

Já o workshop sobre noções básicas de fotografia foi ministrado pelo professor Kléber da Silva Barros. “O curso apresenta a fotografia como meio de registro, expressão e divulgação. Apresentamos o uso do celular para capturar imagens e explorar elementos de linguagem fotográfica e suas possibilidades expressivas. Ensinamos sobre profundidade de campo, congelamento e captura de movimentos, ângulos, perspectiva, textura, iluminação, cor”, conta Kléber da Silva Barros.

Pular para o conteúdo