João Pessoa Sustentável

Prefeitura realiza encontro com lideranças do Roger para tratar do projeto de recuperação da área do antigo lixão

11/03/2022 | 11:00 | 1079

A Prefeitura de João Pessoa realizou mais um diálogo com moradores e trabalhadores de reciclagem do bairro do Roger. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (10) e teve como objetivo debater com a comunidade as ações para a revitalização do antigo lixão do bairro, que está desativado desde 2003. Os estudos necessários às atividades de recuperação da área, que soma 31 hectares, já foram iniciados e integra o Programa João Pessoa Sustentável.

Durante a reunião, a equipe socioambiental da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP) e representantes do Consórcio responsável pela coleta e caracterização dos resíduos depositados no local ao longo dos anos, compartilharam as etapas do processo de revitalização da área do antigo lixão do Roger. A ideia é que haja participação ativa da população conforme explica Thais Gidi, coordenadora de Aspectos Ambientais do Programa. “É importante manter o canal de comunicação com as comunidades envolvidas na área de atuação do projeto, assim como divulgar as ações que estão sendo realizadas para todos os moradores de João Pessoa”, pontuou.

À medida que os estudos forem sendo realizados, os resultados serão publicizados em nome da transparência pública. A previsão é que as análises do solo e qualidade água sejam finalizadas até julho. Depois disso, e conforme indicação de viabilidade, os projetos para recuperação e implantação de um parque socioambiental terão início. Não é tarefa simples.

O lixão foi desativado em 2003, na gestão do então prefeito Cícero Lucena, depois de 49 anos de atividade. No lugar foi implantado o aterro sanitário da cidade. Apesar de nenhuma família viver mais no local, a degradação decorrente do uso inadequado do solo ficou. Sob a grama rasteira há até 12 metros de entulho. Por isso, tanto rigor e cuidado nos trabalhos de requalificação: é preciso ter certeza de que os níveis de contaminação são toleráveis e tratar o ambiente antes de tocar qualquer obra.

As ações de recuperação do antigo Lixão trazem uma perspectiva de resolução de um grande passivo ambiental e abrem caminho para o uso sustentável da área.