Qualificação

Prefeitura realiza conferência em parceria com órgãos de segurança norte-americanos para enfrentamento ao tráfico de crianças

15/09/2023 | 09:00 | 1284

A Prefeitura de João Pessoa realiza, na próxima segunda-feira (18), a Conferência Internacional para Enfrentamento ao Tráfico e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento acontece na Academia de Polícia Civil (Acadepol), a partir das 9h, em parceria com diversos órgãos nacionais e internacionais, incluindo o Serviço Secreto dos Estados Unidos, Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e Polícia Civil da Paraíba.

Além da Conferência, na terça-feira (19) acontece um curso voltado para o público específico, com temas como a identificação de documentos que foram falsificados que possam ser utilizados para tráfico de crianças e adolescentes e workshop especial para gestores com técnicas para checagem de segurança de passaportes.

“João Pessoa é uma cidade que trabalha a proteção da infância e adolescência de forma ativa, seja com ações como o 18 de Maio, canais de denúncia como o Disque 156 ou dando suporte para o funcionamento dos conselhos tutelares da cidade. Portanto, para melhorar e capacitar ainda mais nossa rede de proteção, entramos em contato com órgãos de segurança especializados visando ter um melhor preparo de todos, incluindo também a rede hoteleira, bares, restaurantes, o sistema de justiça e policial do nosso estado, fazendo com que a cidade seja uma pioneira neste tipo de parceria”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Norma Gouveia.

Os eventos visam o aperfeiçoamento de profissionais na área dos Direitos Humanos, desenvolver habilidades para identificar e coibir atuação de tráfico de mulheres, além de incentivar a denúncia aos canais oficiais sobre crimes deste tipo, voltado para conselheiros tutelares, policiais das esferas civil, militar e federal, além da rede de proteção às crianças e adolescentes.

O evento, além de destacar a cidade também fortalece as ações do selo do programa Prefeito Amigo da Criança criado pela Fundação Abrinq.