No Complexo de Mangabeira

Prefeitura realiza cirurgias ortopédicas de pacientes que aguardavam há anos e começa a reduzir fila

16/06/2023 | 13:00 | 512

A Prefeitura de João Pessoa iniciou um trabalho reforçado para atender pacientes que aguardam há anos por cirurgias ortopédicas eletivas. Em menos de uma semana, o Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM) já realizou 29 procedimentos ortopédicos de pessoas que estavam incluídas nesta demanda deixada por gestões anteriores. Ainda neste final de semana, mais oito pacientes deverão ser contemplados pela ação, finalizando um longo período de espera.

O prefeito Cícero Lucena comemorou este momento marcante para a cidade de João Pessoa. “Com o resultado de muito trabalho da nossa equipe, estamos seguindo no projeto de zerar essa fila. Serão várias cirurgias realizadas até que ninguém mais esteja aguardando por um procedimento ortopédico. Vamos juntos eliminar essa fila na nossa cidade, cuidando da população”, afirmou.

Um dos pacientes que já passou pelo procedimento é Júlio César da Silva, 36 anos, que esperava por uma cirurgia no joelho há nove anos. Ele contou que o problema chegou a prejudicar o seu dia a dia e precisou até largar o trabalho como ajudante de pedreiro. “Eu sentia muita dor, não conseguia me abaixar e evitava pegar peso. Tudo isso me atrapalhava muito e, graças a Deus, chegou o dia de fazer a cirurgia. Agradeço à Prefeitura e aos médicos. Agora é esperar a recuperação”, comemorou.

Já o zelador Alejandro Vieira, 28 anos, aguardou seis anos pela cirurgia no joelho, mas finalmente conseguiu passar pelo procedimento após a busca ativa da Prefeitura de João Pessoa. “Já estava até perdendo a esperança, mas agora me sinto mais aliviado e realizado”, disse. Os dois pacientes, assim como os outros que passaram pelos procedimentos já estão com data marcada para o retorno ao médico.

Até o momento, já foram realizadas cirurgias relacionadas a casos de síndrome do túnel do carpo, tenólise em punho, artrodese em punho, artrodese em tornozelo, reparo do manguito rotador, ressecção de tumor, lesão de menisco e lesão de ligamento cruzado anterior.

“Demos início, nesta semana, à realização desses procedimentos de pessoas que estavam há quase 10 anos esperando por uma cirurgia ortopédica. É o início de uma linda história e eu gostaria de agradecer ao prefeito Cícero Lucena, ao vice-prefeito Leo Bezerra, à secretária executiva de Saúde, Janine Lucena, e a todos do hospital que fazem parte dessa conquista e acreditaram nesse sonho”, destacou Luis Ferreira, secretário municipal de Saúde.

Atualização cadastral – Estão sendo atendidos, nesta ação, pacientes que deram entrada em cirurgias ortopédicas eletivas no CHM durante os anos de 2013 até 2020, mas não tiveram suas solicitações atendidas naquele período. A equipe do hospital está realizando uma busca ativa e já confirmou contato com grande parte dessas pessoas.

Já aqueles pacientes que se enquadram na situação, mas não foram localizados, devem entrar em contato com o hospital para atualizar o cadastro através dos números: (83) 98651-6495 e (83) 98683-7141. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Após o paciente ser localizado, ele será encaminhado para uma nova avaliação médica que verificará a necessidade de novos exames para a realização da cirurgia.

Pular para o conteúdo