Neste sábado
Prefeitura realiza ações para chamar a atenção da população sobre os riscos do alcoolismo e uso de drogas
18/02/2022 | 09:00 | 911
O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de João Pessoa (Comad), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizará neste sábado (19), no Parque Solon de Lucena, a partir das 8h, uma ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e às Drogas. As datas são lembradas nesta sexta-feira (18) e no próximo domingo (20). A programação inclui atividades esportivas, culturais e de lazer, com encerramento ao meio dia.
A presidente da Comad, Inise Machado, explica que a ação denominada “Lagoa: Juntos no Combate às Drogas”, embora seja realizada em área aberta, contará com todos os cuidados sanitários. “Será uma manhã de informações à população dos serviços que são disponibilizados na rede municipal de saúde no tocante à prevenção e tratamento em relação ao uso de drogas”, ressaltou.
Neste dia, haverá distribuição de panfletos sobre os trabalhos da Prefeitura no combate às drogas, orientações à saúde bucal, além de atividades lúdicas, apresentações de fantoche, teatro e outras formas de chamar a atenção sobre os riscos do alcoolismo e uso de drogas. Também serão oferecidos testes de Covid-19 e vacina contra o vírus, além de outros serviços, a exemplo da Defensoria Pública para acompanhamento das pessoas ou famílias que precisam de orientações jurídicas.
Ação conjunta – As atividades deste sábado contarão com o apoio ainda de equipes da Secretaria Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Educação e Cultura (Sedec) e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Participam ainda das atividades instituições Civis como o Amor Exigente, Arquidiocese da Paraíba, através Pastoral da Sobriedade; Mulheres; das Placas, Comunidade Batista Abrace, Comunidade Resgate, Fazenda da Esperança, AC Social, Mulheres do Amanhã, entre outras. A Polícia Militar também dará suporte às equipes.
Serviço de Referência – Quem sofre com o alcoolismo ou uso de outras drogas pode procurar oCentro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas David Capistrano (CapsAd), localizada no bairro do Varjão, é referência no atendimento aos dependentes do álcool na Capital. Segundo a coordenadora da unidade, Vanessa Mendes, o atendimento a esse público depende diretamente do nível de sofrimento relacionado ao uso de substâncias psicoativas.
“Existem pessoas que podem ser cuidadas diretamente nas Unidades de Saúde da Família (USF), quando o uso de álcool ainda não apresenta agravos, mas já indica a necessidade de atenção. Nos casos mais grave, quando afeta as relações interpessoais e o trabalho, o local mais adequado é o Caps David Capistrano, referência no atendimento em João Pessoa”, informou.
Continuando, ela disse que há casos ainda em que a pessoa tem condições de receber os cuidados necessários em espaço ambulatorial, que são aquelas que, apesar de não se configurarem como graves, necessitam de atenção especializada – consultas psicológicas e/ou psiquiátricas por período determinado. “Para esse tipo de intervenção, temos as policlínicas do município, com atendimento regulado diretamente pelas USFs”, destacou.
De acordo com ela, o CapsAd atende a demanda espontânea, quando a pessoa procura o serviço sozinha, e a referenciada, àquela encaminhada por alguma instituição da saúde ou outro setor. “O tratamento inclui escutas individuais, participação em atividades coletivas (grupos ou oficinas terapêuticas), assim como um acompanhamento multiprofissional baseado na Redução de Danos (RD), que tem como princípio a baixa exigência e é voltado às pessoas que querem interromper o uso do álcool e também aos que não conseguem, não podem ou não querem fazê-lo”, detalhou.
Vanessa Mendes disse que as atividades acontecem semanalmente e quinzenalmente, mas têm ainda os internos, que passam alguns dias nos leitos 24 horas para um cuidado diurno e noturno. “Por dia, cerca de 30 pessoas procuram esta unidade. Antes do período pandêmico, a média era de 60 pessoas por dia. Temos 1.015 usuários com prontuários ativos no serviço atualmente”, informou a coordenadora do Centro David Capistrano.
ENDEREÇO: Av. José Soares, s/n, Varjão/Rangel.Ttelefone: 3218-5244 e-mail institucional: capsad3davidcapistrano@gmail.com. Horário de funcionamento: 24 horas, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.
-
Texto: Djane Barros
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Arquivo/SECOM -
Secretarias
sedes saude -
Tags
capsad combate ao alcoolismo combate às drogas saúde