Neste sábado
Prefeitura realiza ação educativa para descarte de resíduos de pets no Parque Parahyba
18/02/2022 | 12:00 | 793
A Prefeitura de João Pessoa realiza uma ação de conscientização com os tutores de animais, neste sábado (19), às 16h30, no Parque Parahyba 1, no Bessa. A ação educativa é sobre o uso correto das sacolas disponíveis nos totens (estação de saquinhos) para coleta dos resíduos de pets e o reforço no cumprimento das regras obrigatórias nos espaços públicos, como o uso das guias nos animais.
A ação educativa é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Centro de Zoonoses e Guarda Civil Municipal. Os órgãos municipais atenderam pedido do comitê gestor que desenvolveu o Projeto Parque Parahyba Saudável. Após o Carnaval, outras ações educativas estão previstas para acontecer nas demais unidades do Parque Parahyba.
Conforme a diretora de Educação Ambiental da Emlur, Carol Estrela, os agentes educativos vão conversar com os frequentadores do parque sobre a necessidade de coletar os dejetos dos animais, o que pode ser feito com o uso das sacolinhas disponibilizadas nos totens.
“Também vamos fazer a entrega das sacolinhas de câmbio de veículos para evitar o descarte irregular de resíduos pelas janelas dos automóveis. E, para animar e chamar a atenção das pessoas para a causa ambiental, teremos uma apresentação do nosso grupo de percussão, Baticumlata, que faz música utilizando instrumentos musicais produzidos a partir de materiais reaproveitados”, comenta Carol Estrela.
O serviço das estações de saquinhos, que contribui para a limpeza urbana, é realizado por meio de uma parceria público/privada, que disponibiliza as estações coletoras e as sacolas.
As equipes da Sedurb também vão atuar no reforço ao cumprimento das regras do Código de Posturas do Município, com as orientações para o convívio ideal nos espaços públicos. Desde o ano passado, a Sedurb, responsável pela administração e zeladoria das praças e parques, tem trabalhado com um olhar sensível para os espaços públicos, a exemplo da criação de comitês gestores nesses locais, que possibilitam um acompanhamento mais próximo da comunidade.