Bem-Estar
Prefeitura promove Simpósio sobre envelhecimento saudável
05/10/2022 | 21:00 | 531
Envelhecer com saúde e qualidade de vida. Este foi o tema do VIII Simpósio Vida em Movimento, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). O evento, que aconteceu nesta quarta-feira (5), foi uma promoção do Programa de Políticas da Pessoa Idosa (Pappi) e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) e aconteceu no Centro Cultural de Mangabeira.
A atividade foi realizada em celebração ao Dia Mundial do Idoso comemorado no dia 1 de outubro e contou com mais de 200 idosos que fazem parte dos serviços de convivência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O público pode discutir sobre o assunto, como Cosete Ribeiro, que é atendida pelo Cras Alto do Mateus. “Eu gostei muito, foi uma tarde divertida, para nós que somos idosas deveriam ter mais atividades como essa. É um tema importante e ainda mais importante é o interesse de vocês, que vão atrás e promovem essas atividades”, comentou.
Durante a palestra, os idosos aprenderam sobre a forma correta de elaborar alguns movimentos, como a melhor posição para dormir, como se sentar corretamente, ou se levantar da cadeira. Para assim prevenir as principais doenças degenerativas e progressivas que surgem com o envelhecimento. Tudo para garantir maior liberdade de locomoção, longe de dores e doenças.
Patrícia Montenegro, fisioterapeuta mestra em gerontologia, foi convidada para falar sobre o tema e promover o diálogo com os idosos sobre o envelhecimento saudável. “O ideal é quebrar o paradigma de que envelhecer é sinônimo de desuso, de algo que não tem mais função. Então quando eu os questiono sobre o que é ser velho, eles dizem que não são velhos, são idosos, justamente no sentido de idade avançada. O envelhecimento saudável está em respeitar os três pilares da alimentação saudável, do exercício físico e de ser feliz”, destacou.
Serviço – O Programa de Políticas da Pessoa Idosa (Pappi) tem a função de articular as políticas públicas voltadas à Pessoa Idosa no Município de João Pessoa. Dando suporte, sobretudo, aos grupos de idosos assistidos pelos serviços de convivência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
-
Texto: Vitória Vieira
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
cidadania-e-direitos-humanos sedhuc -
Tags
direitos humanos envelhecimento saudável pessoa idosa SEDHUC