Núcleo de Capacitação

Prefeitura promove qualificação de profissionais de áreas relacionadas à Vigilância em Saúde

26/07/2023 | 19:30 | 333

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), iniciou, recentemente, as atividades de seu Núcleo de Capacitação, que tem como objetivo qualificar seus funcionários e profissionais de áreas relacionadas às gerências de Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica. Até o momento, o Núcleo já capacitou e certificou 130 profissionais.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Raquel Moraes, o projeto busca fomentar o programa de educação continuada na rede municipal de saúde. “Para isso, estamos envolvendo o setor regulado e setor regulador, ou seja, profissionais de estabelecimentos de diversas áreas e profissionais das vigilâncias”, explicou.

São atribuições do Núcleo de Capacitação organizar cursos que atendam às necessidades dos setores interessados, buscar informações relevantes às áreas envolvidas relacionadas à atualização dos profissionais, e captar parcerias com instituições de ensino, órgãos e conselhos de classe.

A primeira capacitação foi realizada no dia 20 de julho, no auditório do Sebrae, e teve como tema a manipulação racional de saneantes destinados à assistência em saúde. O workshop teve como público alvo os profissionais que compõem as equipes de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e áreas de limpeza do setor de saúde, abordando questões importantes no controle de infecção hospitalar.

Vigilância em Saúde – A Política Nacional de Vigilância em Saúde visa o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, incluindo a regulação, intervenção e atuação em condicionantes e determinantes para a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças.

Na rede municipal de saúde de João Pessoa, a Diretoria de Vigilância em Saúde inclui a Gerência de Vigilância Sanitária, Gerência de Vigilância Epidemiológica, Gerência de Vigilância Ambiental, Centro de Zoonoses e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.