Cuidando dos animais

Prefeitura promove diversas ações de educação ambiental no Dia Nacional de Urubuzar

15/11/2021 | 19:00 | 773

Neste 15 de novembro, profissionais da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), se juntaram a ambientalistas de 42 cidades, em 16 estados brasileiros, com atividades de educação ambiental. Nesta segunda, foi comemorado o Dia Nacional de Urubuzar (DNU), data que marca as atividades de conscientização para redução dos atropelamentos de animais silvestres nas estradas brasileiras.

A ação foi feita em parceria com o Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras (MG). Em João Pessoa, as atividades contaram ainda com apoio da 1ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual – 1ª CPRv, Polícia Rodoviária Federal e Posto Opção.

O secretário executivo de Meio Ambiente, Djalma Castro, que acompanhou as atividades, destacou que cuidar da fauna é uma das ações da política ambiental da Prefeitura de João Pessoa. “Quando cuidamos dos animais – e essa ação de Educação Ambiental tem foco nos animais silvestres – estamos cuidando de toda o patrimônio ambiental da cidade, contribuindo para uma cidade mais confortável, mais verde, com mais equilíbrio entre todos os seres vivos”, afirmou.

Durante todo o dia de sábado e domingo foram feitas atividades com as equipes da Educação Ambiental do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), com os educadores explicando aos visitantes como são tratados animais silvestres vítimas de atropelamentos. Os médicos veterinários do Parque cuidam dos bichos no ambulatório, recuperam e, quando têm condições de sobreviverem sozinhos, são devolvidos à natureza. Aqueles que não têm condições são abrigados no Parque e são cuidados com alimentação balanceada e acompanhamento médico veterinário. Também foram feitas abordagens dos motoristas, com panfletagens no Posto da 1ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual– 1ª CPRv, na PB-008, no posto da Polícia Rodoviária Federal da BR-101 e na BR-230.

Segundo dados do CBEE, todos os anos, mais de 475 milhões de animais silvestres são atropelados no Brasil, aumentando o risco de extinção de espécies. Para o biólogo Cláudio Almeida, chefe da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam e coordenador das ações pelo Dia Nacional de Urubuzar, o balanço foi extremamente positivo.

“Conseguimos sensibilizar diversos motoristas que passaram pelas nossas equipes. E foi possível perceber esse engajamento com um aumento no número de motoristas que baixaram o aplicativo Urubu. Até sábado, foram 221 novos usuários em todo o Brasil. Isso é um bom resultado e certamente, no balanço final das atividades, teremos novos números”, concluiu.

O urubu é símbolo e da campanha por ser um dos primeiros a localizar os animais nas estradas.

Sistema Urubu – Em 2014 foi lançado um aplicativo para mapear as áreas com maior concentração de atropelamentos, o Sistema Urubu (https://sistemaurubu.com.br). Nestes sete anos de existência, o sistema, que é uma rede social de conservação da biodiversidade, reuniu mais de 50 mil pessoas e mais de 40 mil registros de animais atropelados. Em abril de 2021 o Urubu foi relançado, podendo ser baixado gratuitamente para Android e iOS.