Agosto Lilás

Prefeitura promove debate sobre a cidadania feminina e enfrentamento à violência doméstica

20/08/2021 | 16:02 | 716

A Prefeitura de João Pessoa, por meio das Secretarias de Habitação (Semhab) e de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), promoveu nesta quinta-feira (20) um debate com mulheres dos Residenciais Vista do Verde I e II. Com o tema ‘A cidadania feminina, os direitos das mulheres e as políticas públicas da Prefeitura voltadas para elas’, o encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Linaldo Cavalcanti, no Bairro das Indústrias.

Antes do debate, as mulheres participaram de uma atividade de alongamento e ginástica laboral. O encontro, que faz parte das atividades da campanha ‘Agosto Lilás’, teve como finalidade a conscientização das mulheres sobre os direitos delas, o combate à violência doméstica e políticas públicas oferecidas pela Prefeitura de João Pessoa a esse público. O debate foi realizado seguindo todos os protocolos de segurança de combate à Covid-19.

“A nossa intenção é levar para essas mulheres informações que são importantes e elas que vão agir como agentes multiplicadores dentro dos residenciais. Nós falamos de violência contra as mulheres, mas também discutimos o protagonismo feminino, autoestima e mostramos que a Prefeitura tem um trabalho de acolhimento às mulheres que vivem em situação de risco, oferecendo amparo e atendimento psicológico e jurídico”, afirmou Karla Souza, coordenadora da Equipe Social da Semhab.

A coordenadora ainda salientou que a parceria com a Secretaria das Mulheres tem fortalecido o trabalho social e a intenção é levar o debate a todos os residenciais onde a Prefeitura de João Pessoa atua.

A professora Ana Gondin, coordenadora de enfrentamento à violência da Secretaria das Mulheres, disse que essa parceria oferece a oportunidade de levar as moradoras dos residenciais informações importantes para elas. “Os nossos encontros são proveitosos, pois nós mostramos o que é a violência doméstica e como ela se manifesta e ao mesmo tempo informamos as políticas públicas de enfrentamento e prevenção disponibilizadas pela Prefeitura, através da Secretaria das Mulheres”, disse.

Ana Gondin adiantou que as mulheres assimilam bem as informações e muitas delas procuram o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra para pedir ajuda e relatam que tomaram a decisão depois de participar de um debate promovido pela Secretaria das Mulheres. “A atual gestão tem recomendado prioridade nas políticas de assistência às mulheres, principalmente no que diz respeito ao combate à violência doméstica”, frisou.

A coordenadora do Centro de Referencia da Mulher Ednalva Bezerra, Liliane Oliveira, disse que os debates têm sido importante porque elas se sentem encorajadas a denunciar a violência que estão sofrendo. “Elas chegam de forma espontânea ou encaminhadas por algum tipo de serviço oferecido pela Prefeitura e todas são acolhidas”, comentou Liliane, acrescentando que o Centro de Referencia funciona na Avenida Afonso Campos, 111, no Centro da cidade e também atende pelo telefone 0800-283-3883.

Pular para o conteúdo