Educação inclusiva

Prefeitura promove capacitação para profissionais que vão trabalhar como Educadores Sociais Voluntários

08/04/2022 | 18:00 | 1281

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realizou, na tarde desta sexta-feira (8), o segundo dia de formação dos selecionados para as vagas do Programa Educador Social Voluntario. A capacitação, que ocorreu em dois dias na Escola Técnica Estadual, contou com a participação dos 400 aprovados para o cargo. Todos eles começarão a ser encaminhados ao trabalho a partir da próxima semana.

O prefeito Cícero Lucena agradeceu o empenho de todos os servidores da Prefeitura de João Pessoa. “Ninguém cuida de uma cidade sozinho. É preciso de uma equipe dedicada. Vocês estão sendo convocados para cuidar do próximo. Pedimos que compreendam que cada gesto de vocês me representa, representa a gestão. Espero que possamos juntos fazer dessa cidade um lugar mais justo, humano e solidário”, afirmou.

A formação, que foi realizada em parceria pela Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação, pelo Departamento de Ensino Fundamental e pela Divisão de Educação Especial, contou com uma palestra da professora doutora Rejane Maria de Araújo Lira, além da participação da secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, que destacou a importância da função que será desempenhada pelos cuidadores, que vai possibilitar o retorno de crianças que estão fora das unidades de ensino.

“Nós recebemos pessoas de vários tipos de escolaridade, já que a exigência era o Ensino Médio completo, então, a gente se preocupou em primeiro fazer a formação para depois colocar o profissional na rede municipal. Lembrando que é um trabalho voluntário, com a opção de um turno ou dois, para que eles possam atender a mais de uma escola nessa demanda que é tão importante para que a gente possa trazer essa meninada que está em casa sem ter assistência. Todas as crianças têm direito à educação e nós trabalhamos para que elas estejam nas escolas”, explicou a secretária.

Os 400 cuidadores que participaram da formação – 200 na quinta e outros 200 na sexta-feira – serão encaminhados na próxima semana para uma das 126 instituições de ensino, sendo 70 escolas e 56 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis). Eles vão atender aproximadamente 2.200 alunos.

Atribuições – Os cuidadores voluntários vão prestar auxílio diretamente ao(a) estudante que possua qualquer deficiência física, intelectual, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, assistindo-o(a) quanto aos cuidados básicos de alimentação, higiene, locomoção, recreação e organização das condições do ambiente escolar, para realização das atividades escolares orientadas pelo(a) professor(a) de sala de aula regular.

Eles também vão acompanhar e prestar auxílio ao(a) estudante durante a rotina pedagógica, para que possa realizar as atividades cotidianas e as propostas pelos(as) professores(as) durante as aulas e extraclasse, visando, assim, sua efetiva participação pedagógica na unidade educacional.