Protagonismo Cidadão

Prefeitura promove ação de educação e participação popular em saúde no bairro São José

09/08/2021 | 19:00 | 566

A Prefeitura de João Pessoa vai realizar uma ação de educação e participação popular em saúde para a população do bairro São José com o objetivo de estimular a cidadania e o empoderamento dos moradores da região. A atividade acontecerá nesta terça-feira (10), a partir das 9h, no Centro de Desenvolvimento Integral Christina Wolpert.

Com o tema ‘Protagonismo Cidadão’, a ação é desenvolvida pelo Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa (Nagep) da Secretaria de Saúde (SMS) e conta com a parceria da Secretaria Executiva de Participação Popular (SEPP) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

A programação inclui a apresentação do projeto ‘Ambientarte: permacultura e reutilização’; encenação de bonecos gigantes do grupo de teatro SUScesso sobre o uso correto das máscaras na prevenção à Covid-19; alongamento com os profissionais do programa João Pessoa Vida Saudável; roda de conversa sobre nutrição em tempos de pandemia e entrega de cestas básicas para as famílias cadastradas.

De acordo com a coordenadora do Nagep, Kilma Barros, o ‘Ambientarte’é um projeto pioneiro que está levando a permacultura para dentro dos bairros. “Esta ação é resultado de um trabalho que já estamos desenvolvendo juntos dentro do bairro São José e vamos apresentar um projeto envolvendo permacultura fora do âmbito institucional das unidades de saúde e dentro da comunidade”, afirmou.

Para o secretário de Participação Popular, Thiago Diniz, esta forma de trabalho integrado só fortalece o exercício da cidadania e o diálogo de uma gestão que tem como princípio o cuidado com seu povo. “Todos os temas que fazem parte da programação foram pensados para promover uma formação, onde a participação popular é fundamental. O projeto ‘Ambientarte’, por exemplo, coloca as crianças, desde cedo, em contato com a prática da permacultura. Ficamos muito felizes com encontros como estes. Esta tem sido uma parceria muito promissora”, afirmou o secretário.