Aepeti

Prefeitura promove ação de conscientização contra o trabalho infantil em cemitérios

02/11/2022 | 12:00 | 1076

Na manhã desta quarta-feira (2), Dia de Finados, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do Município mobilizou equipes de diferentes setores da assistência social para promover uma ação de sensibilização e conscientização sobre o trabalho infantil, nos quatro quatro cemitérios públicos do Município.

As Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) são voltadas ao combate do trabalho executado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, integrando uma rede de serviços ofertados pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).

O coordenador do Aepeti, José Anderson, falou sobre a ação e a escolha dos locais. “Já promovemos essa ação nos cemitérios há algum tempo, quando percebemos o aumento de denúncias de trabalho infantil nesses espaços. E é importante esclarecer que o Aepeti não atua na execução dos serviços, em casos de violação de direitos acionamos outros serviços da rede, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que acompanha as famílias em casos de violações; e os serviços de abordagem social; e o Ruartes, que lida com as violações diretamente. Então, caso as equipes encontrem uma criança em condição de trabalho, o Ruartes atua nessa primeira abordagem, depois encaminha para os serviços capacitados para a demanda”, esclareceu.

As equipes da Sedhuc atuaram simultaneamente, das 8h às 10h, nos cemitérios Santa Catarina, com funcionários do Cras Mandacaru; cemitério São José, com funcionários do Cras Cruz das Armas; cemitério do Cristo, com funcionários do Cras Cristo; e o cemitério Boa Sentença, com funcionários do Cras Ilha do Bispo.

Maria José Santana, foi uma das pessoas que passaram pelo cemitério Santa Catarina. “Não sabia que a Prefeitura disponibilizava desses canais de denúncia. Acho muito importante, conscientizar as famílias que passam por aqui, e até abordar essas famílias que colocam as crianças para trabalhar”, falou.

Denúncias – Para proteção das crianças e dos adolescentes, em situação de rua ou vulnerabilidade social, a Prefeitura dispõe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes), que pode ser acionado pelo número 3214-3709; além do canal de denúncias, o Disque 156, voltado para violação dos direitos em João Pessoa. No âmbito estatual, as denúncias podem ser feitas pelo Disque 123.