Em Tambaú

Prefeitura participa do ‘Praia Limpa’ e incentiva educação ambiental

25/10/2022 | 15:00 | 726

Júlia Barbosa, Maria Heloísa e Rebeca Maria são estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Leonel Brizola. Elas participaram do evento Praia Limpa, promovido pelo Ministério Público Federal da Paraíba (MPF-PB), com apoio da Prefeitura de João Pessoa, na praia de Tambaú, no Busto de Tamandaré, nesta terça-feira (25). As três relataram que em casa têm o hábito de separar os resíduos, antes de descartar. Júlia mora em um apartamento, no Miramar, e disse que separa os vidros. “Minha mãe tem esse hábito e costumamos reciclar as coisas, fazer brinquedos com tampas e embalagens plásticas. Assim diminuímos a quantidade de coisas jogadas no lixo”.

Edilson José Tavares Ledo é funcionário público e aproveitou para levar quatro mudas de ipês amarelos. Ele está recuperando uma área em Bananeiras. “Eu e minha esposa, que é geógrafa, já plantamos diversas mudas de árvores e fazemos questão de plantar árvores nativas. E esse trabalho de distribuição de mudas, feito pela Prefeitura de João Pessoa, é extremamente importante para a preservação das nossas áreas verdes”, concluiu.

O evento teve apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Educação (Sedec) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e ainda contou com a participação de representantes da organização não governamental Mares Sem Plástico, que levou kits de resíduos encontrados nas praias e que prejudicam a fauna marinha. A Semam distribuiu 50 mudas de árvores nativas e orientou as pessoas sobre a forma correta do plantio.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que a política ambiental da cidade é feita com diversas parcerias. “A Semam tem uma rede de parceiros que nos ajudam de várias formas. Organizações não governamentais, moradores de comunidades pesqueiras, protetores de animais, secretários de Meio Ambiente das cidades do Litoral, além, claro, de instituições como o Ministério Público Federal, Universidade Federal da Paraíba, entre outros. Sem essa rede certamente nossas ações não teriam a força que têm. E nada mais justo do que darmos apoio aos parceiros, como é o caso dessa atividade de hoje, promovida pelo Ministério Público Federal”, concluiu.

Guilherme Ferraz, procurador-chefe da Procuradoria da República na Paraíba, destacou que o evento é em comemoração à Semana do Servidor. “A causa ambiental é uma das causas mais relevantes – falar sobre manejo do lixo de forma correta, conscientizar as pessoas para a mudança de hábitos, informar sobre condutas responsáveis em relação ao meio ambiente foi a forma que escolhemos para comemorar a data. Nosso objetivo é contribuir para mudar comportamentos e a parceria com a Prefeitura de João Pessoa foi fundamental nessa ação”, concluiu.

Pular para o conteúdo