Valorização do microempreendedor

Prefeitura participa da Semana de Empreendedorismo e garante crédito para comerciantes e artesãs

29/11/2021 | 14:00 | 897

Por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), a Prefeitura participa da II Semana Estadual do Empreendedorismo. O evento, que está sendo realizado pela Frente Parlamentar de Empreendedorismo da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), conta com o apoio das pastas para realização, com palestras e participação de microempreendedores cadastrados nas respectivas Secretarias.

A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (29), no auditório do Shopping Sebrae. Representando o prefeito Cícero Lucena, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, que também é uma das palestrantes da Semana, lembrou a importância da presença feminina no empreendedorismo e a força do programa municipal “Eu Posso”.

“Represento aqui nessa mesa as mulheres, que todas empreendedoras possam se sentir representadas por mim. Lembro a importância de um evento como este, unindo vários poderes e também a iniciativa privada. Destaco ainda, o potencial do programa Eu Posso da Prefeitura que, para além de liberação de microcrédito, tem qualificado empreendedores da nossa cidade. Toda essa frente de ações vem sendo desenvolvida por meio de parcerias estratégicas”, destacou.

A Sedurb, por sua vez, inscreveu permissionários de mercados públicos, artesãos e microempreendedores que atuam na Feira Móvel do Produtor para participarem desse momento de capacitação. A Sedurb também participa do evento com a articulação da liberação de microcrédito, por meio de parceria com o programa Empreender Paraíba. Durante a II Semana Estadual de Empreendedorismo será feita a inscrição e formalização de 35 permissionários do mercado da Torre e oito artesãs que integram a associação Sereias da Penha no Programa.

“Assumimos desde o início do ano o compromisso de qualificar e fortalecer as atividades relacionadas ao empreendedorismo na cidade de João Pessoa. Uma prova disso é a Feira Móvel do Produtor, o suporte que estamos dando às artesãs Sereias da Penha e o trabalho de capacitação que temos feito junto aos permissionários de mercados públicos. Participar da II Semana de Empreendedorismo é essencial dentro desse novo modelo de gestão da Sedurb”, destacou Fábio Carneiro, secretário de Desenvolvimento Urbano.

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo, Eduardo Carneiro, destacou a atuação da Sedest e da Sedurb no fomento ao empreendedorismo na cidade e defendeu a inserção do empreendedorismo na base curricular das escolas. “Essa parceria com a Prefeitura está rendendo e ainda renderá muitos bons frutos. Destaco aqui a magnitude do Programa Eu Posso, que tem o foco para educação financeira e capacitação de empreendedores, bem como a atuação da Sedurb, pelos serviços prestados aos permissionários de mercados públicos, shoppings populares, aos feirantes, com qualificações constantes e conscientização a respeito da importância da formalização. O empreendedorismo precisa ser inserido na grade curricular, para que nossas crianças tenham acesso à essa atividade desde cedo”, destacou.

Programação – Nesta terça-feira (30) a programação inicia às 9h, com a Mesa Observatório Econômico e Perfil do MEI em João Pessoa, que será composta pela secretaria da Sedest, Vaulene Rodrigues. Também acontecerá a Mesa Empreendedorismo Cultural, que vai contar com palestra das Sereias da Penha, vinculadas à Sedurb.