Troca de experiências

Prefeitura participa da 4ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidores de Defensorias Estaduais do Brasil

06/07/2022 | 10:30 | 745

A Prefeitura de João Pessoa está representada na 4ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidores de Defensorias Estaduais do Brasil. O secretário-executivo da Transparência Pública de João Pessoa, Lucas Henriques, está participando do encontro que reúne ouvidores de defensorias públicas de todo o país. O evento acontece a partir desta quarta-feira até a sexta-feira (8), no auditório da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), na Capital paraibana.

O encontro tem como objetivo promover a ampliação dos espaços de gestão democrática dessas instituições, promovendo sua aproximação com os movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

O secretário-executivo da Transparência Pública de João Pessoa, Lucas Henriques, ressaltou a importância da reunião. “Ouvidoria é um canal de diálogo entre as instituições e a sociedade civil. E nesse papel de ouvir o cidadão, a Defensoria Pública ainda ocupa uma função importantíssima que é a do Direito do cidadão, garantindo a justiça e cidadania. Parabenizo pela organização do evento e pelo nível das palestras”, disse.

Já a ouvidora-geral da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB), Maria do Céu Palmeira, lembrou que este evento conta com a participação de ouvidores de várias partes do Brasil. “São ouvidorias externas servindo de ponte entre as instituições (DPEs) e a sociedade civil, onde se trabalha com justiça e cidadania. Durante o encontro serão debatidas palestras como diversidade de gênero, com a capacitação para atendimento à população transgênero, ouvidorias externas nas defensorias destacando os avanços e desafios e poderemos dialogar com a realidade de outros Estados”, pontuou.