Meio ambiente

Prefeitura orienta população sobre plantio adequado de árvores em calçadas

03/02/2022 | 12:00 | 2288

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) orienta a população de João Pessoa a fazer o plantio adequado de árvores nas calçadas para evitar quedas, principalmente no período chuvoso. A Prefeitura também disponibiliza uma cartilha para auxiliar na arborização correta, disponível em seu site (www.joaopessoa.pb.gov.br), e faz a distribuição gratuita de mudas adequadas para cada tipo de plantio.

A Semam ainda disponibiliza a população o serviço online, implantado em janeiro deste ano no site da Prefeitura, onde poderá se cadastrar e abrir o pedido para recolher árvore caídas ou análise da planta à equipe de Divisão de Arborização e Reflorestamento. O engenheiro agrônomo e diretor de Controle Ambiental da Semam, Anderson Fontes, ressalta que é preciso ter alguns cuidados na hora de plantar uma árvore na calçada, assim como na escolha da espécie.

“Para o plantio, é necessário fazer um recuo de 70 centímetros do meio fio, 60 centímetros de largura do berço (cova), deixando áreas permeáveis nas laterais, colocando grama ou deixando o próprio solo livre para ela respirar. Ao contrário disso, observamos que as pessoas estão colocando cimento na calçada, sobre a raiz, inibindo o crescimento delas”, observou, ressaltando que a podagem correta também é importante nesse processo.

Além dos erros no plantio, Anderson Fontes disse que algumas árvores são mais vulneráveis a tombamentos, a exemplo da espécie Ficus Benjamim, que é um tipo exótico muito comum nas ruas da Capital. “Só para dá uma idéia, das 32 ocorrências de quedas registradas no último final de semana (dias 29 e 30 de janeiro) que choveu em João Pessoa, 70% eram dessa espécie”, frisou.

Cuidados preventivos – A Semam realiza o monitoramento corriqueiro das árvores nas ruas da Capital, fazendo o diagnóstico da saúde externa das espécies, de segunda a sexta-feira e com plantões nos finais de semana. “A Prefeitura está comprando um ultrassom para auxiliar nesse monitoramento. O equipamento fará a leitura interna da árvores, permitindo um diagnóstico 100% mais preciso da saúde das espécies. Graças ao monitoramento e  ao  diagnóstico correto da Semam, bem como o desempenho da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que tem agido de forma célere aos chamados para recolhimento de árvores, temos evitado que mais árvores caiam na Capital”, destacou.

Ainda sobre a queda de árvores, Anderson Fontes ressalta que o órgão atende chamadas de urgências da população nos casos de rua, praças públicas e canteiros centrais, mas que não presta serviços de podas ornamentais nas residências.

Nos casos de ameaça ou queda de árvores, a população pode recorrer à Semam através do telefone 3218 9208, ao Corpo de Bombeiro pelo 193, a Defesa Civil 3218-9420 ou 98760-2134 (whatsapp) e a Sedurb pelo 3264-1680.