Cuidado integral
Prefeitura oferta Práticas Integrativas e Complementares à Saúde, que auxiliam no bem-estar da população
30/08/2022 | 08:00 | 1646
Mudanças no estilo de vida e bem-estar na rotina diária são alguns dos pontos citados por usuários de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS), recursos terapêuticos alternativos utilizados na prevenção de doenças e recuperação da saúde. Essas terapias se baseiam no autocuidado e no cuidado integral do indivíduo, considerando os aspectos físico, psíquico, emocional e social.
Na rede municipal de saúde de João Pessoa, as PICS são ofertadas à população há 10 anos e, atualmente, estão disponibilizadas em dois centros especializados – Equilíbrio do Ser (Bancários) e Canto da Harmonia (Valentina Figueiredo), além de unidades de saúde da família (USF). Por meio das terapias, usuários desses serviços sentem melhorias em sua saúde.
A vendedora Luciana Galvão conheceu as PICS há nove anos, no Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CPICS) Equilíbrio do Ser, onde atualmente participa das terapias de acupuntura e tai chi chuan. Para ela, a manutenção da qualidade de vida deve ser constante. “Eu procurei o Centro num momento em que estava precisando de ajuda. Participei de várias terapias e consegui sanar o desequilíbrio pelo qual eu passava naquele momento”, disse.
Ela contou que a acupuntura e o tai chi chuan têm auxiliado a manter o equilíbrio em relação a problemas que resultaram em dores no corpo. “Meu corpo estava adoecendo e se tratava de traumas e medos que estavam bloqueados. Acumulei tensão na área da face e do pescoço. Em pouco tempo no tai chi chuan e na acupuntura já consegui regular meu sono e diminuir a dor que eu estava sentindo. Estou conseguindo me harmonizar e equilibrar corpo e mente”, relatou Luciana.
No local são ofertadas práticas individuais, coletivas e grupos terapêuticos. As individuais são: escuta terapêutica, medicina tradicional chinês (acupuntura, auriculoterapia, moxa e ventosaterapia), fitoterapia, aromaterapia, cromoterapia, terapia floral, reiki, osteopatia e shiatsu.
Entre as práticas coletivas estão: arteterapia, dança do ser, dançaterapia, constelação familiar, fitoterapia, meditação resgate da autoestima, tai chi chuan, yoga e terapia comunitária integrativa. Já os grupos terapêuticos disponíveis são: chá da tarde, arte e vida, permacultura, vida simples, alongamento e relaxamento.
De acordo com o diretor geral do serviço, João Morais Segundo, as terapias ofertadas no Centro buscam prevenir e estimular a recuperação da saúde de forma natural, através da integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. “O Equilíbrio do Ser é mais do que um serviço de saúde, é uma casa que renova vidas”, afirmou.
E assim está acontecendo com a enfermeira aposentada Maria Amélia Rangel, que sofreu a perda do esposo para a Covid-19 no ano passado, em um momento mais crítico da pandemia. “Ele era caminhoneiro, saiu para trabalhar e morreu em outro estado. Só recebi um pote de cinzas, pois não podia vê-lo e isso me afetou muito. Ainda não consegui me recuperar, mas a terapia tem me ajudado bastante, saio mais leve daqui”, contou.
Maria Amélia recebeu diagnóstico de fibromialgia e foi encaminhada ao Centro de Práticas Integrativas por sua médica reumatologista. No serviço, ela participa da terapia de medicina tradicional chinesa, que utiliza de práticas como shiatsu e acupuntura, e já pretende iniciar em novas terapias. “O acolhimento aqui é muito bom e agora onde eu puder me engajar, eu irei”, afirmou.
Assim como no Equilíbrio do Ser, o CPICS Canto da Harmonia também oferece uma diversidade de terapias como acupuntura, reiki, auriculoterapia, ventosaterapia, reflexologia podal, massoterapia, terapia floral, cinesiologia e leitura corporal, homeopatia para adulto, constelação familiar individual e coletiva, biodança, tai chi chuan, meditação, relaxamento, resgate da autoestima, dançaterapia e meditação para adolescentes.
A diretora geral do Canto da Harmonia, Greicy Bernardo, ressalta que as terapias fortalecem o autocuidado e a autonomia dos usuários. “A cada dia estamos inovando e buscando ampliar os serviços ofertados para o melhor atendimento e assistência aos nossos usuários”, destacou.
Serviço – Para ter acesso às terapias disponibilizadas no Equilíbrio do Ser e no Canto da Harmonia, o cidadão pode ser encaminhado por sua unidade de saúde da família (USF) de referência ou procurar o serviço diretamente, portando os documentos pessoais (RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência). Chegando a um dos dois serviços, o cidadão passa por uma escuta qualificada, a partir da qual será encaminhado ao agendamento das terapias indicadas às suas necessidades.
CPICS Equilíbrio do Ser
Endereço: Rua João Batista Maia, s/n, Bancários.
Telefone: 3214-2921
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – 8h às 12h e 13h às 17h
CPICS Canto da Harmonia
Endereço: Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo.
Telefone: 3218-5873
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – 8h às 12h e 13h às 17h
-
Texto: Thibério Rodrigues
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Ivomar Gomes -
Secretarias
sms -
Tags
CPICS práticas integrativas Práticas Integrativas e Complementares à Saúde saúde