Cuidado Integral

Prefeitura oferta assistência básica, especializada e hospitalar aos usuários do SUS da Capital

10/04/2022 | 08:00 | 2868

A Secretaria de Saúde de João Pessoa, para garantir a atenção integral, presta assistência em três níveis de atenção em saúde, sendo a básica, especializada e hospitalar, além de contar com uma rede conveniada que reforça os serviços à população.

Toda a assistência ofertada por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) começa com a Atenção Básica, uma vez que adota a Estratégia de Saúde da Família como a principal porta de entrada do usuário na rede municipal de saúde. Por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), a população tem acesso a atividades e serviços individuais e em grupo, além de consultas médicas, odontológicas, enfermagem, pré-natal, acompanhamento de criança entre zero e dois anos, atendimento de crianças, adolescentes e idosos, hipertensos, diabéticos, tuberculose, hanseníase, coleta de exames citológicos e de análises clínicas, curativos, vacinação, farmácia, planejamento familiar.

Atualmente, a rede de Atenção Básica conta com 93 prédios de USFs e 203 Equipes de Saúde da Família (ESF) onde cada equipe é composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, além dos agentes comunitários de saúde. Com esse quantitativo, a estratégia de saúde da família tem uma cobertura de 94,31% do território da Capital e, realiza, em média, 23 mil atendimentos por mês.

“É através das equipes que são desenvolvidas ações de promoção à saúde, prevenção de doenças, recuperação e reabilitação, é também através disso que os usuários têm acesso a toda a rede de saúde da Capital. Se na Unidade de Saúde for constatada a necessidade de uma atenção especializada o usuário será encaminhado ao serviço necessário para ser acompanhado de forma ampliada”, explica a Diretora de Atenção à Saúde do município, Rayanna Coelho.

Atendimento especializado – Na Capital, os atendimentos especializados acontecem através das Policlínicas Municipais, que ofertam consultas com cardiologista, psiquiatra, dermatologista, endocrinologista, otorrinolaringologista, urologista, mastologista, ginecologista, pediatra, reumatologista, ortopedista, clínica geral, psiquiatria, proctologia, gastroenterologia, pneumologista, fonoaudióloga, psicologia, farmácia, assistente social, além de tratamento para tabagismo, vacinas, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, eletrocardiograma, serviço de atenção domiciliar, entre outros.

Atualmente, a rede de especialidades em saúde conta com as Policlínicas Municipais de Mangabeira, Cristo, Jaguaribe, Mandacaru, Praias (localizada em Tambaú) e uma exclusiva para atendimento da Pessoa Idosa. Juntas, realizam em torno de 7.200 atendimentos por mês. Além das Policlínicas, a rede conta também com quatro Centros de Atenção Psicossocial, que auxiliam no tratamento de pessoas com transtornos mentais e um Pronto Atendimento em Saúde Mental, além de três Centros de Especialidades Odontológicas, um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e o Laboratório Central do Município.

Serviços essenciais – Na rede pré-hospitalar a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa dispõe do Serviço Móvel de Urgência (SAMU – 192), que oferece à população de João Pessoa e região metropolitana, o resgate de urgências traumáticas, obstétricas, clínicas e psiquiátricas, ocasionadas por acidentes com vítimas, casos infartos, parada cardiorrespiratória, crise hipertensiva e outros. Dentro desse nível de assistência, a rede municipal de saúde dispõe de quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) localizadas nos bairros de Manaíra, Valentina, Cruz das Armas e Bancários. Juntas possuem 65 leitos de estabilização, divididos em ala verde, amarela e vermelha, realizando mais de 1.200 atendimentos.

As UPAs são as unidades de urgência e emergência para serviços de média a alta complexidade, sendo um ‘meio-termo’ entre as unidades de saúde e os hospitais, funcionando 24h. O atendimento é realizado de acordo com a classificação de risco, priorizando a gravidade dos casos. As unidades mantêm pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, encaminhando aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.

Completando a assistência, a rede hospitalar de João Pessoa compreende cinco unidades distribuídas pela cidade. São elas: Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), referência no atendimento de urgência e emergência de áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho; Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), que realiza atendimentos por meio da regulação; Hospital Municipal Valentina (HMV), exclusivo para atendimento infantil; Instituto Cândida Vargas (ICV), maternidade referência em partos de alto risco; Hospital Municipal Prontovida, criado durante a pandemia para atender exclusivamente casos Covid, atualmente, com a melhora dos índices da pandemia, a unidade atende também casos clínicos em geral por meio da regulação.

Ao todo a Secretaria de Saúde de João Pessoa disponibiliza 353 serviços, sendo 246 na atenção primária, 37 na atenção secundária (especializada), cinco na atenção hospitalar, cinco na atenção pré-hospitalar. Além dos serviços próprios, da rede municipal de saúde, a SMS reforça o atendimento da população com cerca de 40 serviços da rede conveniada e contratada.

“Em João Pessoa dispomos de uma rede de saúde completa e complexa e isso é de grande relevância para a população, uma vez que prestamos assistência de forma integral, de acordo com a necessidade de cada um, sempre visando a sua melhoria, na prevenção de doenças e promoção da saúde”, destaca Rayanna Coelho.

Além de garantir assistência aos residentes da Capital, a Secretaria de Saúde ainda atende, por meio de pactuação, usuários dos outros 222 municípios do estado.

Para atendimento em qualquer que seja o serviço de saúde da rede municipal, é necessário o usuário possuir o Cartão SUS.

Pular para o conteúdo