Dia Mundial da Saúde

Prefeitura oferece tratamentos preventivos para garantir qualidade de vida da população

07/04/2021 | 16:43 | 923

O Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quarta-feira (7), é uma data para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Nesse contexto, a Prefeitura de João Pessoa oferta diversos serviços à população, que pode ter acesso através das Unidades de Saúde da Família (USF’s), Centros de Práticas Integrativas, além de atividades físicas do programa João Pessoa Vida Saudável.

Nas Unidades de Saúde da Família, o programa Mãe é colocado em prática por 203 equipes, ofertando serviços como o cuidado com a criança, gestante, saúde do adulto, saúde bucal, vacinação, além de visitas domiciliares para pacientes acamados. Outro programa que funciona nas USF’s é o Saúde na Escola – com ações nas unidades municipais de ensino, voltadas para os estudantes.

“Essas ações são muito importantes para prevenir doenças, evitar que esse tipo de ocorrência surja para que, assim, o paciente tenha mais qualidade de vida e longevidade sem precisar de intervenções terapêuticas”, disse o gerente da Atenção Básica de João Pessoa, Gilliard Abrantes, que ressalta o papel de outro programa assistencial de caráter preventivo – o Consultório na Rua.

“Os serviços são realizados por quatro equipes multiprofissionais, formadas por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, agentes sociais e terapeutas ocupacionais, que desenvolvem ações integradas em pontos estratégicos da cidade. A abordagem das equipes acontece de forma itinerante nas ruas, praças e outros locais públicos ocupados pelas pessoas em situação de rua”, explicou.

Nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS) mantidos pela Prefeitura de João Pessoa, a população da Capital pode contar com a prevenção e recuperação da saúde de forma natural. As atividades complementam e potencializam os tratamentos da Biomedicina, buscando estimular a prevenção e recuperação da saúde de forma natural. Os CPICS possuem duas unidades, o Canto da Harmonia e o Equilíbrio do Ser, e os horários de atendimento são das 8h às 12h e das 13h às 17h.

As terapias individuais oferecidas são: acupuntura, auriculoterapia, aromaterapia, argiloterapia, cromoterapia, fitoterapia, reiki, reflexoterapia, terapia floral, massoterapia, homeopatia, moxabustão, ventosaterapia. Já as coletivas são: automassagem, constelação familiar, biodança, resgate da autoestima, terapia comunitária integrativa, tai chi chuan, roda de saberes, meditação, cuidando do cuidador, yoga e chá da tarde.

João Pessoa Vida Saudável – A Prefeitura de João Pessoa mantém o programa João Pessoa Vida Saudável, que tem garantido assistência em saúde com orientações nutricionais e tem promovido a prática de atividade física, tudo de forma remota. As aulas virtuais acontecem de segunda a sexta-feira no Instagram @jpvs_jp.

As atividades podem ser acompanhadas nos horários das 7h30 e das 17h30, de segunda a quinta-feira. Já na sexta-feira acontece apenas às 7h30. Todas as semanas, os usuários do programa encontram nas aulas orientação e muita atividade de dança, ginástica, circuito e treinamento funcional.