Outubro Rosa no CAM
Prefeitura oferece serviços de saúde e beleza voltados às servidoras até sexta-feira
26/10/2022 | 12:30 | 815
Servidoras da Prefeitura de João Pessoa receberam nesta quarta-feira (26) ações do Outubro Rosa e tiveram acesso a serviços de saúde (verificação de pressão arterial, aplicação de vacinas, auriculoterapia, ventosaterapia, cadastro e atualização do cartão SUS, massagem), beleza (manicure e cortes de cabelo), atendimento com nutricionista e fisioterapeuta, além de palestras de prevenção do câncer de mama.
A oferta desses serviços, que acontece até está sexta-feira (28), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, das 8h às 16h30, também faz parte das comemorações doo Dia do Servidor Público. Enquanto as palestras sobre a importância da prevenção da doença aconteciam no auditório do CAM, os atendimentos seguiam paralelamente no estacionamento da Secretaria de Planejamento (Seplan), embalados pela banda da Sedec Jazz, com direito a pipoca e algodão doce. Na programação, que segue à tarde, também consta um minicurso de arranjos tropicais e a distribuição de mudas de árvores nativas.
A servidora Thamy Meira, da Secretaria de Administração (Sead), aproveitou a oportunidade para iniciar o tratamento com auriculoterapia contra o estresse e a ansiedade. Ela enalteceu a gestão por proporcionar atividades de valorização da mulher. “Vejo isso como um cuidado com a mulher, com a servidora da Prefeitura. Às vezes a gente se sente desmotivada e receber um ou três dias de serviços desse porte demonstra preocupação com a nossa qualidade de vida. É uma pausa necessária no trabalho para se cuidar”, disse.
Helen Magalhães Moura, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), também aproveitou o primeiro dia do evento para cuidar da saúde e aproveitou vários serviços. Funcionária da Prefeitura de João Pessoa há 37 anos, ela disse que as gestões do prefeito Cícero Lucena “sempre demonstraram preocupação com o bem-estar da mulher. Presente na primeira gestão dele, hoje tenho o prazer de participar de mais uma e vê que ele continua com o mesmo foco do cuidar”, afirmou.
Palestra – A Secretaria Extraordinária de Política Públicas para as Mulheres abraçou a causa do Outubro Rosa, desenvolvendo ações através da Diretoria de Saúde e Direitos Sexuais Reprodutivos. Com esse objetivo, realizou nesta quarta-feira (26) o evento “Outubro Rosa: a importância da prevenção do câncer de mama”, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM).
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nena Martins, participou do encontro e reafirmou o compromisso da Prefeitura de João Pessoa em estar presente nas comunidades ou onde for solicitado para levar orientações no que diz respeito às garantias das políticas públicas na área de saúde. “Nossa gratidão ao prefeito Cícero Lucena por todo o apoio que tem nos dados para a realização do nosso trabalho nas comunidades e onde solicitam nossa presença. Nossas coordenações estão sempre preparadas para levar informações e orientações nas áreas de saúde e tudo mais que diga respeito à garantia dos nossos direitos. A saúde da mulher tem sido uma prioridade dessa gestão”, afirmou.
Na oportunidade do evento “Outubro Rosa: a importância da prevenção do câncer de mama”, foi proferida uma palestra com a médica mastologista Lúcia Sarmento, que salientou que a doença é um dos maiores problemas da saúde pública no Brasil. “Infelizmente nós fazemos esse movimento para alertar as mulheres para a chamada do diagnóstico precoce, pois só com ele é que nós conseguimos curar essas mulheres. Isso é preocupante. Nós médicos, a sociedade em geral e os serviços de saúde têm que estar preparados para atender a demanda dessas mulheres, pois elas terão que fazer o exame. Com o diagnóstico precoce, nós temos condições de fazer as chamadas cirurgias conservadoras e, consequentemente, diminuir a possibilidade de uma mastectomia, que seria um tratamento que levaria a uma morbidade, tão temida e mutilante para as mulheres”, declarou.
Lúcia Sarmento observou ainda que, normalmente, quando diagnosticadas, as mulheres têm um susto. Mas, enfatizou a necessidade de que as pacientes não se desesperem, porque existem os protocolos de tratamento e as possibilidades de sobrevida livre de doença. Ela ainda chamou a atenção das famílias para que apoiem, dêem suporte emocional, principalmente os esposos, para que a mulher diagnosticada com câncer de mama consiga obedecer o protocolo de tratamento e tenha uma vida saudável.
Ação conjunta – A ação integrada do Município envolve as Secretarias de Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), além da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Também há uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que disponibiliza serviços de beleza, além da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).