Atenção especializada

Prefeitura oferece assistência para detecção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis

25/01/2023 | 15:00 | 3951

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece assistência para detecção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A Rede Municipal de Saúde disponibiliza à população o Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (SAE – CTA), localizado na Avenida Alberto de Brito, 411, no prédio da Policlínica Municipal de Jaguaribe. Estes locais possuem um serviço de informações à população e oferta os testes rápidos para detecção do HIV, Sífilis e Hepatites B e C. No SAE – CTA o atendimento é feito por demanda espontânea, com horário ininterrupto das 7h às 16h, e o acesso ao serviço exige a apresentação de um documento com foto e o Cartão SUS.

“É sempre importante esse cuidado com a prevenção das ISTs, principalmente nesse período em que o carnaval se aproxima, pois nossa gestão parte do princípio que a saúde preventiva deve ser levada a sério e se tornar prioridade na vida de cada um”, destacou Alline Grisi, diretora de Atenção à Saúde da Prefeitura.

O teste rápido para detecção do HIV, Sífilis, Hepatites B e C é uma ferramenta importante na prevenção e detecção das infecções sexualmente transmissíveis, sendo possível diagnosticar precocemente e tratar de forma adequada as doenças associadas. O resultado dos testes rápidos sai em 15 minutos e, caso seja positivo, o usuário é encaminhado para atendimento médico especializado na própria unidade.

Prevenção combinada – A prevenção combinada consiste no uso simultâneo de diferentes métodos de prevenção para evitar as ISTs, a exemplo da testagem rápida, o uso de preservativos (masculino e feminino), o tratamento, além da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e da Profilaxia Pós-Exposição (PEP).

“No SAE – CTA dispomos de uma equipe multiprofissional capacitada para orientar e esclarecer e também disponibilizamos de algum desses métodos preventivos como a Testagem Rápida para as Infecções Sexualmente Transmissíveis, dispensação de preservativos masculino e feminino, vacina para a hepatite B e a Profilaxia Pré-exposição (PrEP)”, revelou Lucas Brito, coordenador do SAE – CTA.

PrEP – A Profilaxia Pré-exposição (PrEP), disponibilizada no SAE – CTA, é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Se o indivíduo tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe no corpo.

PEP – A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma forma de prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids, para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, pelo sexo sem preservativo. Para impedir a infecção pelo vírus, esses medicamentos, precisam ser tomados por 28 dias, sem parar, sempre com orientação médica.

Esse tipo de prevenção já é usado com sucesso em casos de violência sexual e de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados. A PEP é disponibilizada à população no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa

Pular para o conteúdo