Evento internacional
Prefeitura monta esquema especial para percurso da Gran Fondo e alerta condutores para bloqueios e desvios
20/10/2022 | 07:00 | 796
A Prefeitura de João Pessoa elaborou uma operação especial de trânsito e transporte com 50 agentes de mobilidade para garantir a segurança viária de todo o percurso do Gran Fondo, evento internacional de ciclismo que será realizado no próximo domingo (23). Com largada prevista para 6h, os atletas participantes da prova passarão por diversas avenidas entre as praias do Cabo Branco e Jacarapé.
A estratégia de largada/chegada, deslocamentos, bloqueios e desvios está sob responsabilidade da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). De acordo com Sanderson Cesário, diretor de operações do órgão, o planejamento foi elaborado em acordo com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), além da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP).
“A Prefeitura está dando total apoio para garantir a segurança no percurso, tanto aos ciclistas, quanto quem passar no entorno do trajeto. É de extrema importância que os condutores que geralmente utilizam os trechos, tanto para acessar os bairros da Penha e Seixas, quanto às praias do Litoral Sul, que se possível, busquem rotas alternativas e fiquem atentos às sinalizações para a realização deste grande evento”, ressaltou Sanderson Cesário.
Percurso – Às 6h, os atletas sairão em comboio, para aquecimento, do Busto de Tamandaré pelas avenidas Cabo Branco, João Cirilo da Silva e seguirão até o Parque Linear Estação Cabo Branco, onde oficialmente ocorrerá a largada da prova. Em seguida, os ciclistas seguirão pela Avenida Panorâmica até a entrada à direita na Avenida Hilton Souto Maior, contornarão nas imediações de Quadramares, voltarão pela Avenida Hilton Souto Maior, acessarão à direita na PB-008, vão até o Centro de Convenções e contornarão sentido Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.
Orientação aos condutores – O atleta que for percorrer a distância menor (81 km), vai dar quatro voltas pelo circuito. Já quem estiver inscrito nos 119 km, precisa fazer o trajeto por seis vezes. Com isso, a previsão de término do evento é às 10h30. Para evitar conflito no trecho percorrido pelos ciclistas e os condutores que geralmente se deslocam pela área, a Semob-JP faz as seguintes orientações:
– Turistas e/ou motoristas de transportes de turismo: busquem rotas alternativas, indo por Mangabeira até o Valentina e acessem o Litoral Sul pelo Muçumago.
– Moradores de Quadramares/Altiplano/Mangabeira: o acesso no trecho da Avenida Hilton Souto Maior e PB-008, entre Seixas e o Shopping Mangabeira, será apenas pelo acostamento e em velocidade reduzida.
– Fiéis da Missa da Penha – Será permitida passagem de veículos, apenas pelo acostamento da Avenida Hilton Souto Maior, em velocidade reduzida e liberada travessia para Penha/Seixas de forma controlada, com alternação a circulação dos atletas e com orientação total dos agentes de mobilidade.
-
Texto: Pollyana Sorrentino
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Divulgação/Gran Fondo -
Secretarias
semob -
Tags
ciclismo ciclistas Gran Fondo mobilidade segurança semob trânsito transporte