Saúde bucal

Prefeitura leva serviços odontológicos para moradores de comunidades quilombolas em Paratibe

22/07/2024 | 14:00 | 62

A Prefeitura de João Pessoa oferece aos usuários do SUS, na Capital, assistência em saúde bucal, desde atendimentos de atenção básica até atendimentos especializados. Com a finalidade de levar esses cuidados para mais próximo do cidadão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza o Odontomóvel, um consultório odontológico itinerante que realiza atendimentos a populações com difícil acesso à saúde.

Equipadas para oferecer diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças bucais, a unidade odontológica móvel tem o objetivo de ampliar o acesso aos serviços de saúde bucal. “Nós focamos nosso trabalho nos grupos que mais necessitam, em muitos casos, sem outras opções de atendimento, a exemplo de áreas rurais, pessoas em situação de rua e áreas isoladas ou de difícil acesso”, explicou Gustavo Torreão, odontólogo e coordenador do serviço.

Entre as populações atendidas, estão as comunidades quilombolas de Paratibe, que recebem a visita do serviço, semanalmente, desde o ano de 2021. Para a dona de casa Fátima Benice, a assistência oferecida pelo Odontomóvel, no local, faz toda a diferença. Mãe de dois filhos, sendo um deles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ela e sua família não precisam se deslocar para receberem atendimento odontológico.

“Por ser especial, ele encontra muita dificuldade em ser atendido em outros locais, mas aqui ele é muito bem atendido, faz todo o tratamento com atendimento digno. Estamos muito felizes em ter essa assistência odontológica na porta de casa”, ressaltou.

Também moradora de um quilombo em Paratibe, a salgadeira Josineide Nascimento elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. “É ótimo ter esse consultório aqui porque ajuda várias famílias que precisam. Eu mesma já fiz extração, limpeza e outros atendimentos”, disse.

Para atender a essas populações, o Odontomóvel conta com uma estrutura que inclui equipamentos como cadeira odontológica, aparelho de raio-x, fotopolimerizador, amalgamador, aparelho de ultrassom, frigobar e ar condicionado. Os atendimentos são realizados por equipes de saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

“Com esse projeto dentro da comunidade, semanalmente, nosso sentimento é de gratidão. Antes, a população não tinha como consertar um dente, não tinha um tratamento e um acompanhamento específico. Hoje temos a oportunidade de ter um acompanhamento para cada pessoa, onde é feita uma limpeza, uma extração, prevenção, um tratamento completo, além da educação de saúde bucal para os cuidados dentro de casa” comemorou Josiane Santos, líder do Quilombo Paratibe.

Balanço de atendimentos – Em 2023, o serviço atendeu mais de 2,6 mil pessoas em diversas regiões da cidade, resultando numa média de 225 ao mês. Só no primeiro semestre de 2024, já foram registradas mais de 2 mil pessoas atendidas, o que corresponde a 345 mensalmente.

Além das comunidades quilombolas, os atendimentos são realizados nas ações de Inclusão Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Caravana do Cuidar, Consultório de Rua da Secretaria de Saúde, instituições de longa permanência e outros locais.

Pular para o conteúdo