Habitação
Prefeitura leva projeto ‘Movimento e Saúde’ para moradores de residenciais
13/02/2022 | 13:00 | 803
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Habitação Social (Semhab), tem realizado o projeto ‘Movimento e Saúde’, que faz parte do programa pós-ocupacional de assistência aos moradores dos residenciais construídos pela gestão municipal. Atualmente, o projeto atende a sete moradores dos Residenciais Vista do Verde I e II, no Bairro das Indústrias, mas esse número pode aumentar de acordo com a procura e quem precisar de acompanhamento vai ser atendido.
A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, disse que hoje a grande preocupação da Prefeitura de João Pessoa é com as pessoas, salientando que não se resume apenas a entrega de uma moradia, mas em fazer com que as pessoas se sintam bem no local onde moram. “Exemplo disto é que todos os moradores com problemas de mobilidade receberam o apartamento no térreo adaptado, de acordo com a necessidade de cada morador”, disse.
O projeto ‘Movimento e Saúde’ foi idealizado e é executado pelos educadores físicos da equipe de apoio técnico e social da Semhab, Cledenildo Luiz Gervásio e Claudionor Borges – Junior Black, que vão nos apartamentos três vezes por semana para a realização de uma série de exercícios que ajudam a ter uma qualidade de vida melhor. Socorro Gadelha explicou que o trabalho é feito através de uma equipe multiprofissional, com educadores físicos, fisioterapeuta, uma psicóloga e uma enfermeira que é moradora do Vista do Verde e voluntária dentro do projeto.
A secretária ressaltou que o trabalho é contínuo, já que as pessoas assistidas têm necessidades especiais e dificuldade para sair de casa. “Nossa equipe vai ao apartamento da pessoa assistida, e com isso seguimos a determinação do prefeito Cícero Lucena, cuja meta é oferecer qualidade de vida aos moradores dos residenciais e nesse caso específico a quem tem limitação de mobilidade”, destacou Socorro Gadelha.
Movimento e Saúde – O professor e educador físico, Claudionor Borges (Junior Black), da equipe Técnica e Social da Semhab, é um dos idealizadores do projeto ‘Movimento e Saúde’. Ele disse que a iniciativa tem por objetivo atender e dar oportunidade as pessoas com limitações de mobilidade de praticarem exercícios físicos em casa, já que elas não têm condições de participar das atividades de grupo. Ele explicou que o trabalho é feito por uma equipe multiprofissional (educadores físicos, fisioterapeuta, psicólogo e enfermeira) e cada pessoa é tratada de forma isolada e de maneira individual.
O projeto foi iniciado em setembro do ano passado e atualmente está atendendo aos moradores dos Residenciais Vista do Verde I e II, que fica no Bairro das Indústrias, mas poderá ser estendido a outros residenciais de acordo com a procura. “Nós que integramos a equipe técnica e social da Secretaria de Habitação seguimos as orientações do prefeito Cícero Lucena, que quer prioridade no acompanhamento dessas pessoas, pois nossa intenção é melhorar a qualidade de vida delas”, observou.
Moradores aprovam – A dona de casa Deyse da Conceição mora no Residencial Vista do Verde II e está sendo acompanhada pelo projeto ‘Movimento e Saúde’ desde o ano passado. Ela foi vítima de um AVC há seis anos e contou que depois que começou a fazer os exercícios com os educadores físicos teve uma grande melhora na qualidade de vida, diminuindo o cansaço, dores musculares e facilitando a mobilidade dentro e fora do apartamento.
“Eu morava no bairro do Cristo e quando cheguei no Vista do Verde tudo melhorou na minha vida, porque conheci a equipe da Semhab que hoje vem na minha casa cuidar de mim. Eles me tratam com muito carinho e isso ajuda muito e, por isso, eu quero agradecer à secretária Socorro Gadelha e ao prefeito Cícero Lucena, que são pessoas que se preocupam com a gente. Depois que eu cheguei aqui no Vista do Verde a minha vida melhorou muito e eu agradeço a Deus”, comentou a dona de casa.
Outro morador de residencial que também é assistido pelo projeto é Maurício Silva, um ex-vigilante que é obeso e cadeirante e perdeu uma perna em um acidente. Ele disse que os exercícios têm ajudado muito, principalmente porque o relaxamento e o alongamento ajudam na mobilidade e tem diminuído as dores musculares. “Minha vida mudou para melhor depois que eu me mudei para o Vista do Verde, pois moro num apartamento confortável com a minha família e os exercícios que faço três vezes por semana têm melhorado minha qualidade de vida”, declarou.