Pregão eletrônico

Prefeitura leva experiência com licitação rápida e eficaz para prefeituras do interior da Paraíba

04/10/2018 | 10:47 | 2475

A Controladoria-Geral do Município ministrou um treinamento para profissionais do setor de licitação da Prefeitura de Patos. O treinamento aconteceu nesta quarta-feira, 3, e quinta-feira, 4, no Centro Administrativo Aderbal Martins de Medeiros. O responsável por ministrar o curso foi Marcos Pedrosa, que é diretor da Controladoria-Geral do Município, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O objetivo do treinamento é incentivar a modalidade de compras através do sistema de Pregão Eletrônico. O sistema “Compras Net”, apresentado no treinamento é o mesmo utilizado pelo Governo Federal e por diversas prefeituras do Estado, a exemplo da PMJP. O sistema permite ao Município economizar na compra de produtos, adquiridos a preços mais baixos.

Para Marcos Pedrosa, a adoção do novo sistema de licitação traz, além de competividade entre os fornecedores, a possibilidade de economia nas contas públicas e mais transparência nos processos licitatórios. “O sistema eletrônico vai ampliar a capacidade de fornecedores num processo bem mais célere e transparente. Será um salto importante de qualidade. Em outros locais onde foi implementado o pregão eletrônico aconteceu uma queda significativa na redução de preço”, garantiu.

O coordenador do Setor de Licitação da Prefeitura de Patos, Alex Camboim, classificou como positiva a experiência levada pela PMJP. “O pregão eletrônico já é uma tendência principalmente no Governo Federal. Ele vem sendo cada vez mais adotado por muitas prefeituras de todo o País como forma de credenciamento das empresas para que sejam feitas compras de bens comuns para os municípios. Sabemos que é fato que nos ajudaria na competitividade e economicidade evitando pregões desertos e gerando maior transparência nas ações administrativas do Município”, disse.

Pular para o conteúdo