Assistência especializada
Prefeitura leva atendimento humanizado às mulheres do Complexo Beira Rio
16/11/2022 | 13:00 | 663
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) e do Programa João Pessoa Sustentável, iniciou, na manhã desta quarta-feira (16), atendimento humanizado para moradoras do Complexo Beira-Rio. A ação se estende até as 17h, no Escritório Local de Gestão 3, localizado na Rua Rio Paraíba, 601, no Castelo Branco.
“Esse atendimento tem como objetivo levar um serviço às mulheres das oito comunidades do complexo Beira Rio, sobretudo as que passam por situações de violência doméstica, de modo que elas sejam acolhidas e atendidas pelos serviços do Centro de Referência da Mulher (CRMEB), afirmou Joelma Silvestre, coordenadora de Aspectos Sociais do Programa.
O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por advogadas, psicólogas e assistentes sociais, para levar informações às mulheres maiores de 18 anos sobre violência doméstica, familiar ou sexual, seus direitos, mecanismos de ruptura do ciclo da violência, e sobre as políticas de proteção e assistência municipais.
“A ideia é levar atendimentos que visam a política de proteção ao direito da mulher, uma vez que a inclusão de gênero é um eixo do Programa João Pessoa Sustentável’, concluiu Joelma Silvestre.
Para a assistente social do Centro de Referência da Mulher, Lorayne Leal, “é importante escutar essas mulheres que sofrem violência doméstica com objetivo de direcioná-las para uma rede de acolhimento, caso seja necessário”.
Calendário – No dia 23 de novembro a equipe fará atendimento no Elo 1, que atende as comunidades Padre Hildon Bandeira, Brasília de Palha e Cafofo Liberdade, finalizando assim, o primeiro ciclo de visitas que teve início no mês de julho. Em seguida será realizado um novo cronograma com realização de novas visitas.
Plano de Desenvolvimento Comunitário: O Plano de Desenvolvimento Comunitário é baseado em três pilares: sustentabilidade, geração de trabalho e renda e inclusão de gênero. Para a implementação das atividades e ações no Complexo Beira Rio, foram instalados quatro Escritórios Locais de Gestão (Elos). Com equipes multidisciplinares, os Elos também promovem diálogo frequente e transparente com os moradores do território.
-
Texto: Geanne Lima
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
joao-pessoa-sustentavel seppm -
Tags
assistência à mulher combate à violência doméstica jp sustentável SEPPM