Dia do Servidor

Prefeitura investe na modernização da gestão e em melhores condições de trabalho para os profissionais

28/10/2021 | 08:00 | 971

O Dia do Servidor Público é comemorado nesta quinta-feira (28) em todo o País, e João Pessoa, a ‘Cidade que cuida’, homenageia todos os profissionais que se dedicam dia e noite em suas funções por uma cidade melhor. Através do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Administração (Sead), os servidores públicos municipais, sejam eles os 28.801 efetivos, comissionados ou prestadores de serviço, ou os 7.504 inativos e pensionistas, são alvo de uma política de valorização que assegura direitos e oportuniza mais qualificações, capacitações e o bem-estar.

“Cuidar dos nossos servidores é garantir uma equipe engajada, motivada e preparada para os desafios do dia-a-dia de cada uma de suas atribuições, levando um serviço cada vez melhor para nossa população. A Secretaria de Administração cuida dos recursos humanos de toda a Prefeitura e, junto com cada pasta, atua na valorização profissional”, afirmou o secretário de Administração, Valdo Alves.

Neste ano, foi realizado o Censo do Servidor, um processo de atualização cadastral de todos os profissionais que compõem as secretarias da Prefeitura, a fim de realizar a implantação dos seus dados no Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Além disso, vai oportunizar também a definição de novas políticas de valorização e capacitação dos servidores, implantar um banco de talentos e adequar o corpo técnico da Prefeitura aos serviços prestados à população.

E para otimizar o trabalho de todos os servidores, fortalecimento da gestão administrativa e agilizar todos os processos, a Prefeitura está implantando o programa Papel Zero, que além de gerar economia aos cofres públicos de pelo menos R$ 11 milhões, vai reduzir burocracias e tornar mais ágil e com melhores condições o trabalho dos profissionais. A partir do programa todos os procedimentos internos serão digitalizados, como ofícios, circulares e memorandos. Com a extinção do papel e essa modernização do trabalho, eles ganharão tempo na execução de seus serviços.

Valorização – Exemplo de quem coloca isso em prática e reconhece o que é a valorização do servidor, é Aurora Maia Dantas. Há 17 anos, ela executa a mesma função de chefe do Arquivo Municipal e trabalha, todos os dias como se fosse o primeiro, com dedicação e prazer. “Minha bandeira é o meu trabalho, acredito que estar há tanto tempo na mesma função é porque tenho meu trabalho valorizado”, afirmou.

Ela é responsável pelo setor que recebe e arquiva os documentos de valor fiscal, legal ou histórico da Prefeitura e, dentre milhares de documentos, tem catalogadas mais de 50 mil pastas funcionais. “Foi um trabalho desenvolvido por mim que permitiu a informatização de todas estas pastas. Modernizamos o Arquivo, facilitando e agilizando o trabalho de todos os servidores do nosso setor e agora toda a Prefeitura também se moderniza com o programa Papel Zero”, destacou.

Pagamento – Dentro da política de valorização dos servidores, a atual gestão efetua os pagamentos dos salários sempre dentro do mês trabalhado. A medida contribui para permitir a cada servidor o seu planejamento familiar e honrar com seus compromissos todo início de mês. Além disso, neste ano também já foi pago em junho a primeira parcela do 13º salário. Neste mês de outubro, o pagamento dos salários ocorreu em um único dia, nesta quinta (28) – Dia do Servidor.