No Centro Administrativo Municipal

Prefeitura inscreve para diversas modalidades esportivas para crianças, adultos e idosos

07/02/2022 | 14:00 | 2177

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) deu a largada nesta segunda-feira (7) ao período de inscrições para atividades físicas no Centro Administrativo Municipal, envolvendo modalidades aquáticas e esportivas, voltadas para o público dos seis aos 90 anos. O atendimento acontece na forma presencial no Ginásio Poliesportivo do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, e para evitar aglomerações, estão sendo distribuídas fichas numéricas por modalidade até o esgotamento das vagas por horário, turma e turno.

Os portões do ginásio foram abertos às 8h para atendimento ao público e, em apenas uma hora, 80 pessoas já haviam se inscrito, conforme as fichas distribuídas pelos servidores.  Dona Joana Tavares da Silva, de 77 anos, moradora dos Funcionários II, foi uma das primeiras a garantir a vaga na hidroginástica, atividade que faz há cinco anos. “Tenho aulas dois dias na semana. Desde que comecei a fazer hidroginástica que melhorei meu condicionamento físico e mental. Quem puder fazer, faça, não importa a idade”, disse, parabenizando a iniciativa da Prefeitura de manter esse serviço à população.

Dona Francisca Silva dos Santos, de 70 anos, moradora dos Bancários, também renovou a matrícula na hidroginástica junto à Sedec e garantiu a vaga da netinha de 7 anos na natação. “Ao invés de só ser acompanhante da minha neta nesta atividade, preferi aproveitar o mesmo tempo para me exercitar também. A hidroginástica tem me ajudado a ter mais saúde, melhorando minhas condições de locomoção e disposição no dia a dia, além de ser totalmente grátis. Só tenho a agradecer à Prefeitura da Capital por continuar ofertando esse serviço para nós”, declarou, ressaltando que o esporte tem proporcionado novas amizades para as duas.

Este ano estão sendo oferecidas 1.650 vagas, 605 a mais que no ano passado, segundo informou Teodan Cardoso, diretor da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise), da Sedec-JP. “À medida que aumentamos o número de vagas, também aumentamos as turmas, a exemplo da natação, que eram quatro turmas e hoje são sete. Estamos adotando todas as orientações sanitárias contra a Covid-19 e o atendimento por modalidade e em dias diferenciados, bem como o uso de várias salas para atender a demanda, nos dá essa margem de segurança”, explicou.

De acordo com o cronograma da Defise, nesta segunda-feira (7) e terça-feira (8) serão atendidos os alunos veteranos. Na quarta (9) e quinta (10) os novatos da rede pública e na sexta-feira (11), o público em geral. As inscrições podem ser feitas nos turnos da manhã, a partir das 8h até as 12h e a tarde, das 13h às 17hs, com encerramento na próxima sexta-feira (11).

As vagas oferecidas são para modalidades aquáticas (hidroginástica e natação) e esportivas (futsal, judô, bocha, basquete em cadeira de rodas e ginástica). As aulas acontecem nos turnos da manhã e tarde e devem começar no próximo dia 14.

Documentação exigida: Para as atividades de hidroginástica é preciso apresentar no ato da matrícula os atestados cardiológico, dermatológico e ginecológico/exame citológico, além da cópia do CPF, RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência.

Para as demais modalidades, os alunos deverão apresentar atestado de aptidão física, dermatológico (apenas para natação), declaração da escola, cópia do CPF, RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência e documento do responsável (original e cópia).

Serão válidos apenas documentos com a data de emissão de no máximo 12 meses. Também será necessário apresentar o cartão de vacinação com a comprovação da imunização contra a Covid-19 em todas as modalidades.