Cidadania nas escolas

Prefeitura inicia projeto de mediação escolar e desenvolvimento de cultura de paz

14/06/2023 | 19:30 | 892

A Prefeitura de João Pessoa, através de uma parceria das Secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e de Educação e Cultura (Sedec), iniciou, nesta quarta-feira (14), um projeto de mediação escolar e desenvolvimento de uma cultura de paz. A solenidade de lançamento aconteceu na Escola Moema Tinoco, no bairro Funcionários II.

O projeto tem o objetivo de promover a qualidade de vida através de políticas públicas de prevenção a violência e a construção de uma cidadania para fomentar a cultura de paz nas escolas do município. “Vamos implantar nas escolas municipais um espaço de conscientização da cultura de paz como valor ético e de humanização refletindo sobre o papel dos alunos, dos professores e da família na prevenção da violência”, afirmou João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania da Capital.

Durante toda esta quarta-feira, o evento ofereceu palestras, cine debate, apresentação do Teatro de Fantoches da Guarda Civil Metropolitana, além de dinâmicas com os pais, alunos e mediadores. Em uma das palestras, o secretário de segurança do município ressaltou a importância dos alunos e pais acreditarem no ensino público.

“Onde está escrito que quem estuda em escola pública é inferior? Não somos! Eu acredito no futuro de vocês. Eu estudei em escola pública e isso não me fez menor, me formei duas vezes, passei no concurso público, me tornei vereador por quatro vezes. Nós sabemos o que é passar por dificuldades e isso nos deixa mais fortes e calejados. O mundo lá fora não é fácil. Tem preconceito de toda natureza e é exatamente no ambiente da escola com os pais, os professores e os mediadores que os filhos de vocês são e serão valorizados, e esse projeto chegou para somar”, destacou João Almeida.

Os guardas civis que passaram por capacitação para as atividades serão os mediadores desse projeto que visa buscar soluções consensuais evitando sequelas posteriores, diminuição o número de conflitos no interior das escolas, valorizar o pensamento coletivo em detrimento do individual, aumentar o agente multiplicador de informações e da cultura de paz, priorizar as instituições para um olhar solidário em relação a segurança pública, atendimento mais rápido, desburocratizado e humanizado.

“A base do evento é trazer a paz dentro das escolas e que esses estudantes possam transmitir essa mensagem, e mais que isso, trazer um núcleo de mediação para debater demais conflitos e assim vai trazendo segurança nas escolas para que nossas crianças possam crescer e evoluir num ambiente saudável”, disse Vítor Freire, comandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.

Mãe de aluna, a dona de casa Audilene dos Santos falou da grande expectativa para a continuidade do projeto de mediação escolar. “É algo que nós vamos aprender e participar também, às vezes pensamos que estamos fazendo o certo, mas pode estar errado, e com o apoio dos professores e dos guardas, vamos absorvendo conteúdo e passando para nossos filhos que também estão aprendendo e para outras pessoas da comunidade. Estou muito ansiosa e feliz por esse projeto e quero dar os parabéns para todos que estão participando dele”, observou.