João Pessoa Sustentável

Prefeitura inicia levantamento topográfico para construção de Parque Linear às margens do Rio Jaguaribe

31/01/2022 | 14:00 | 2279

A Prefeitura de João Pessoa, por meio do Programa João Pessoa Sustentável e do consócio responsável pelo projeto de infraestrutura e requalificação urbana do Complexo Beira Rio (CBR), deu início, nesta segunda-feira (31), a uma série de visitas técnicas às comunidades, começando pela Padre Hildon Bandeira e São Rafael. O objetivo é fazer um levantamento topográfico da área ao longo do Rio Jaguaribe para a construção de um Parque Linear e identificar os elementos arbóreos que tenham características específicas com a finalidade de preservar a vegetação local.

Todo o levantamento topográfico será alinhado com o que determina os órgãos ambientais, principalmente a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Capital. A equipe é composta por um especialista em topografia, engenheiro florestal, engenheiro ambiental, biólogo e assistente social.

De acordo com Caio Mário, coordenador urbanístico do programa, “a ideia é mapear e identificar quais são as espécies de vegetação do local, para que o consórcio quando for elaborar o desenho do Parque Linear, possa garantir a permanência da vegetação da área e assim incorporá-la na proposta de urbanização e paisagismo do parque”. Caio conclui dizendo que essa é uma estratégia relevante porque “demonstra um cuidado ambiental de preservação das espécies existentes”.

Isis Amaral, arquiteta que coordena as ações de infraestrutura do consórcio, afirmou que a visita “é extremamente importante para o licenciamento ambiental, uma vez que, a partir dela, será realizado o mapeamento (georreferenciado) e o cadastramento das espécies arbóreas exóticas, bem como a verificação in loco da vegetação inserida em áreas de possível supressão vegetal, com intuito de mitigar o impacto ambiental”, pontuou.

O Parque Linear – Com uma área de 2,5 quilômetros de extensão, o Parque Linear terá a função de proteger as margens do rio no entorno das comunidades e evitar novas ocupações irregulares. O consórcio de infraestrutura já realizou, no mês de outubro, o diagnóstico dá área, com o objetivo de levantar dados e instrumentos de informação e análise para a realização do desenho do parque. Agora partem para uma nova etapa que é o estudo da vegetação. Essa será uma grande área verde capaz de dar vazão à água do rio e, com isso, evitar alagamentos.

Cronograma de visita – As visitas serão realizadas em dois dias. Depois das comunidades Padre Hildon Bandeira e São Rafael, o ciclo será concluído nesta terça-feira (1) na comunidade Tito Silva. Vale lembrar que das oito comunidades que formam o Complexo Beira Rio, apenas três estão no entorno do Rio Jaguaribe.

João Pessoa Sustentável – O programa, orçado em 200 milhões de dólares, está previsto para ser executado até 2024. São 60 ações voltadas para a redução das desigualdades, modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. Por meio do João Pessoa Sustentável, a Prefeitura vai trazer dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias que vivem em áreas de risco.

Pular para o conteúdo