Educação ambiental

Prefeitura inicia edição 2023 do Programa Amigos da Praia neste sábado

12/01/2023 | 15:00 | 1017

A Prefeitura de João Pessoa inicia, neste sábado (14), a edição 2023 do programa Amigos da Praia. A ação de educação ambiental começa às 9h, no Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, com a mobilização de diversos agentes na orientação de frequentadores da orla sobre o correto descarte de resíduos nos coletores dispostos em todo o litoral da cidade. No domingo (15), a ação será realizada no mesmo local. Nos finais de semana seguintes serão contempladas as praias de Manaíra, Bessa e Seixas.

O programa é realizado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Turismo (Setur) e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP).

Conforme o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, o programa Amigos da Praia é uma oportunidade de trabalhar a conscientização ambiental da população. “Nosso objetivo é orientar sobre o correto descarte dos resíduos produzidos durante a permanência na praia. As pessoas devem acondicioná-los em sacolas e descartar nos mais diversos tipos de coletores dispostos na área, como as papeleiras e os contentores”.

O superintendente executivo da Emlur, Igo Morais, afirma que o trabalho será feito pelos agentes de fiscalização e agentes ambientais. “Faremos a explicação pelo viés de preservação ambiental e entregaremos sacolinhas aos banhistas que estão na faixa de areia e calçadinha, bem como distribuiremos as sacolinhas de câmbio, evitando também o descarte nas vias públicas”.

O trabalho também será estendido aos vendedores ambulantes, pessoas que alugam guarda-sol e comerciantes e trabalhadores dos restaurantes, bares e quiosques instalados na orla de João Pessoa.

Meio Ambiente – O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que as ações nas praias são imprescindíveis nesse período do verão. “Nosso litoral é um patrimônio ambiental de extrema importância, tanto pela qualidade de vida, pelo lazer que proporciona, quanto pela importância econômica, já que diversos setores dependem das atividades que ocorrem na praia. Cuidar desse patrimônio é uma responsabilidade de toda a sociedade e é nosso papel atuar como gestão pública, trabalhando os aspectos da educação ambiental”, comentou.

A Semam vai estar presente com a Tenda Verde, distribuindo mudas de árvores nativas com a população e atuando com as equipes da Educação Ambiental, levando informação sobre os cuidados com a preservação da vegetação fixadora de dunas, que é área protegida pela legislação ambiental, bem como sobre o cuidado com os resíduos.

Sacolas de câmbio – Um dos serviços realizados será a distribuição de sacolas de câmbio. “Contamos com o apoio da Semob e da Sedurb para fazer a abordagem nos semáforos para que os motoristas integrem o rol de pessoas que vão fazer a diferença na preservação do meio ambiente”, comenta Igo Morais.

O superintendente executivo da Emlur também destaca o papel fundamental da Setur no processo educativo. “Nossa ação é realizada numa área de praia, que é o principal ambiente de frequentação dos turistas que visitam João Pessoa”, afirma.

ONGs – O trabalho realizado pela Prefeitura de João Pessoa é apoiado por organizações não-governamentais (ONGs). São elas: Peixes da Caatinga, Guajiru – Ciência, Educação e Meio Ambiente e Inpact Pesquisa e Ação. Também apoiam o programa a empresa Aquário Paraíba e o Grupo de Escoteiros Gemar Galé.

Pular para o conteúdo