Humanização
Prefeitura inicia capacitações com profissionais de Saúde para atendimento às mulheres em situação de violência
15/07/2024 | 13:00 | 34
A Prefeitura de João Pessoa, por meio das secretarias Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e de Saúde (SMS), começou, nesta segunda-feira (15), um ciclo de capacitações com profissionais da Atenção Básica, com foco no atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. Ao todo, serão 38 grupos de estudos, totalizando 1.900 profissionais treinados. As atividades serão realizadas, ao longo dos meses de julho e agosto, no Espaço da Mulher Paula Adissi, localizado no Paço Municipal, no Centro.
As capacitações serão trabalhadas em três eixos. A primeira aborda os tipos de violências e como essas situações afetam a vida da mulher. A segunda trata das questões legais, inteirando os profissionais das legislações que protegem essas vítimas. Por fim, com orientações sobre a obrigatoriedade da notificação compulsória diante de um caso de violência.
Neste primeiro momento, serão capacitados os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Posteriormente, o ciclo atenderá os profissionais que trabalham em UPAs e nos hospitais municipais. “A humanização é muito importante no serviço público, e a Prefeitura de João Pessoa tem priorizado esse tipo de ação”, afirma a secretária Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nena Martins.
“Nós da Secretaria da Mulher estamos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para realizar essa capacitação, pois queremos que toda a Rede Municipal de Saúde tenha um olhar atencioso para as mulheres vítimas de violência. Queremos que elas sejam acolhidas onde quer que elas procurem atendimento, seja no postinho, na UPA, enfim… Nesta parceria, nós da Secretaria da Mulher, por meio da nossa rede especializada, seremos acionadas e vamos poder dar todas as orientações que essa mulher precisa para sair do ciclo de violência”, acrescentou Nena Martins.
Este ciclo de capacitações é a primeira ação da Rede Municipal de Atenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Remav), que foi instituída este mês pela Prefeitura de João Pessoa. A Remav tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de combate a todas as formas de violência direcionadas às mulheres na cidade. As ações da Rede incluem campanhas educativas e de conscientização, palestras, cursos, monitoramento e avaliação contínuos das políticas implementadas no Município.
-
Texto: Ellyka Gomes
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Kleide Teixeira -
Secretarias
sms seppm -
Tags
1.900 profissionais 38 gruposss atenção básica atendimento Ciclo de capacitações humanização julho e agosto mulheres em situação de violência Profissionais Rede Municipal de Atenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher Remav saúde secretaria de mulheres