João Pessoa Sustentável

Prefeitura inicia aplicação de questionário socioeconômico na comunidade Cafofo Liberdade

17/12/2021 | 13:00 | 883

A Prefeitura Municipal, por meio da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP) e do consórcio responsável pelo Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC), iniciou nesta sexta-feira (17), às 9h,  a aplicação do questionário de pesquisa para o diagnóstico socioeconômico da comunidade Cafofo Liberdade, uma das oito que formam o Complexo Beira Rio (CBR). O objetivo é ter uma percepção da situação da comunidade para que, desse modo, seja possível compreender a relação entre os moradores e o seu território e aferir as condições de vida da população local.

A princípio, o cadastramento socioeconômico será voltado para a famílias ocupantes dos imóveis que estão na zona de intervenção e que foram apontados no diagnóstico de infraestrutura. Além do caráter social que o questionário abrange, há questões que serão fundamentais para parte de projeto e desenvolvimento das ações dentro das comunidades. Isso porque no cadastro tem perguntas que são extremamente necessárias para mapear quais as melhores propostas de intervenção nas comunidades.

O diagnóstico socioeconômico tem por finalidade identificar os proprietários dos imóveis na região, verificar as condições de vida da população, os principais serviços, atividades realizadas, acesso às políticas públicas, entre outras questões. O cadastramento da Cafofo Liberdade se estende durante todo o mês dezembro e a previsão é que em janeiro o processo tenha continuidade na comunidade São Rafael.

Programa João Pessoa Sustentável – Promove o desenvolvimento social, urbano e econômico da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. É orçado em 200 milhões de dólares, metade financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a outra parte contrapartida da Prefeitura de João Pessoa.