Consultoria empresarial

Prefeitura inaugura nova unidade da Sala do Empreendedor nesta quinta-feira

03/07/2024 | 14:00 | 22

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), inaugura, nesta quinta-feira (4), às 9h30, mais uma unidade da Sala do Empreendedor. O ambiente estará à disposição dos empreendedores locais no Centro Cultural de Mangabeira, localizado na Avenida Josefa Taveira, nº 1.777, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.

A Sala do Empreendedor é oferecida pela Sedest, dentro do conjunto de ações do programa Eu Posso Crescer, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB). Ela já está disponível ao público desde setembro de 2021, na sede da secretaria, localizada na Rua Diogo Velho, nº 150, no Centro, e agora também funcionará em Mangabeira.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Capital, João Bosco, explicou que o objetivo principal da Sala do Empreendedor é fazer com que os processos de abertura de empresas ocorram no menor prazo possível. “Isso traz uma segurança jurídica e mostra que João Pessoa está entre as cidades que facilita o empreendedorismo através da abertura de empresa, da orientação e da consultoria para que eles sejam bons empreendedores com sustentabilidade”, ressaltou.

E os empreendedores terão vários serviços de consultoria à disposição que irão orientá-los e melhorar a vida de cada um na hora de começar a empreender ou melhorar o próprio negócio. “Que consultoria seria essa? Seria abertura de empresa, regularização de cadastros fiscais, como resolver situações junto à Receita Federal, Vigilância Sanitária, enfim, para facilitar a abertura de empresa e facilitar o ambiente de negócio, na cidade de João Pessoa”, esclareceu João Bosco.

O secretário acrescentou que a Sala do Empreendedor também oferece uma série de serviços de orientação para os empreendedores conseguirem manter seu negócio funcionando com perfeição. “Esses serviços, inclusive, extrapolam até as atividades da Prefeitura. Quando eu digo extrapola é no sentido de que não são apenas os serviços da prefeitura que a Sala do Empreendedor orienta. Ela, por exemplo, orienta como a pessoa acessa o site do Governo Federal, da Receita Federal para fazer consultas, regularização de débitos fiscais federal e estadual também”, explicou.

“Então, é uma série de serviços da vida de um empresário, do empreendimento, procurando facilitar que ele mantenha sempre o seu negócio regularizado, o seu negócio ativo, de uma forma que ele tenha total apoio e cobertura por parte da Prefeitura de João Pessoa para fazer funcionar”, concluiu.

O diretor do Ambiente de Negócios da Sedest, Matheus Gomes, enfatizou que a partir de agora os empreendedores de Mangabeira terão acesso facilitado a uma gama de serviços essenciais, como orientações sobre formalização de negócios, capacitações, acesso a linhas de crédito, e muito mais.

“Esta é uma oportunidade única para transformar ideias em projetos concretos, impulsionar o comércio local e gerar empregos. A chegada da Sala do Empreendedor no bairro de Mangabeira é um marco histórico e motivo de grande celebração para toda a comunidade! Este novo espaço não só representa um ponto de apoio fundamental para os pequenos e médios empresários locais, como também simboliza o potencial de crescimento e desenvolvimento econômico da região”, falou.

Sala do Empreendedor – Tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, além de facilitar a abertura de novas empresas, regularizar as atividades informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI). Em 2023, a Sala registrou 20.375 atendimentos. O maior número havia sido registrado em 2022, quando aconteceram 5.304 atendimentos.